sexta-feira, 14 de março de 2014

Caminhada pela Paz desse ano, em Caaporã, PB, terá como tema o tráfico humano


Acontece neste domingo, 17, em Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba, a Caminhada pela Paz, que está na 6ª edição e virou tradição na cidade. O Projeto é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, aqui na cidade, tem como tema desse ano, o Tráfico Humano, tema que faz parte também da Campanha da Fraternidade deste ano, com o lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Trecho de Gálatas - 5,1). O título do tema da Caminhada Pela Paz deste ano é 'Luta pela Liberdade e Dignidade humana'.

Atualmente, de acordo com a ONU, 2,5 milhões de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano. No Brasil, o tráfico de pessoas é comum na fronteira de um país vizinho. Segundo dados da pesquisa Diagnóstico sobre Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira no Brasil, divulgada em outubro do ano passado pelo governo federal, aponta que, entre 2005 e 2011, um terço dos indiciados por tráfico de pessoas foi preso em região de fronteira. Dos 384 indiciamentos, 128 foram registrados na fronteira brasileira que tem 15.719 quilômetros de extensão ao longo de 11 Estados brasileiros que tem fronteira com um país vizinho.

O levantamento constatou que as pessoas geralmente são traficadas para fins de exploração sexual e trabalho escravo. Também detectou situações como pessoas traficadas para a prática de mendicância e de crianças e adolescentes para servidão doméstica. A maioria das vítimas são mulheres, na faixa etária de 18 a 29 anos. Além das mulheres, também são vítimas do tráfico humano crianças e adolescentes, travestis e transgêneros, geralmente em condição de vulnerabilidade, seja pelas condições socioeconômicas, seja pela presença de conflitos familiares, seja pela violência sofrida na família de origem.

*Com informações do portal Terra

A primeira edição da Caminhada pela Paz foi em 2009, que teve com o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que é a Violência e o lema: 'A Paz é o fruto da Justiça'. Foi no dia 22 de março, dois dias depois em que meu pai, Lauro, morreu e, depois do enterro, eu participei da primeira edição. A partir daí, participei de todas as edições. A última foi no ano passado, com o tema: 'A Paz no Trânsito é a Gente que Faz'.

Clique para ampliar

A 5ª Caminhada pela Paz acontece neste domingo, ás 15h, partindo da Igreja de São Sebastião, no bairro de Santo Antônio, até a Igreja de São José, no Piquete. Vão ser 3 paradas durante o percurso de 3km (veja no mapa acima). Uma das principais atrações é a banda Fanuel.

Será a 5ª vez que eu vou participar de um evento tão bonito, e, se der tempo, eu coloco aqui como foi a Caminhada na minha crônica deste que nos escrevo.

 ►Informações 
6ª Caminhada pela Paz - Luta pela Liberdade e Dignidade Humana
Dia: 16 de março, domingo
Hora: 15h
Largada: Igreja de São Sebastião, Santo Antônio
Chegada: Igreja de São José, Piquete
Informações: http://www.facebook.com/pages/Caminhada-pela-Paz/247993095295256