sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fim da TV analógica fica para 2018


Como eu falei neste blog, em dezembro do ano passado, sobre os cinco anos da TV Digital no Brasil, as transmissões da TV analógica vão se extinguir não em 2016, e sim, em 2018. A informação foi do ministro das comunicações, Paulo Bernardo, nesta quinta-feira, 16.

Com isso, o fim do sinal analógico, marcado para 30 de junho de 2016, ocorrerá, gradualmente, entre 2015 e 2018. Segundo o ministro, a decisão ocorreu para evitar o gargalo na procura por conversores de televisão analógica para digital ou mesmo de aparelhos de televisão digital em um curto período de tempo.

Antes dede participar de uma palestra para ex-alunos da escola de negócios Insead, em São Paulo, ele disse que essa concentração pode dar um problema de faltar aparelho e aumentar o preço, e vai distribuir no tempo, o que parece mais razoável.

Ainda segundo o ministro, a digitalização do sinal de TV no País escalonado terá início pelas maiores regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, e será ampliado para outras áreas até 2018.

As informações são do Estadão Conteúdo, com o jornal Pioneiro.

A TV Digital, aberta e gratuita e de alta definição, iniciou no Brasil em dezembro de 2007. Para assistir a TV Digital e de Alta definição, você precisa de uma antena UHF e um conversor digital. Mas alguns os televisores de LCD, LED ou Plasma, usam o conversor digital integrado. O Sinal Digital é muito mais melhor do que o Sinal Analógico, como eu expliquei também neste blog.

Ultra HDTV vem aí!
E os avanços tecnológicos na televisão não param por aí. Vem aí, a Televisão de Ultra-alta Definição, ou Ultra HDTV, que em inglês é Ultra High Definition Television, com o sistema 4K. O sistema é usado no Japão, pela NHK e possui 4 vezes mais do que a atual HDTV. A resolução é de 2160 linhas. As transmissões devem iniciar em julho do ano que vem. De acordo com o site do jornal japonês "Asahi Shimbun", o início das transmissões deve coincidir com final da Copa do Mundo de 2014, que vai acontecer aqui no Brasil, daqui a 390 dias. O sistema já testou no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro deste ano, onde a campeã foi a Vila Izabel. E aí eu pergunto, com tanta tecnologia HDTV e 3D, será que a UltraHD vai pegar aqui no Brasil e nos EUA e na Europa? Vamos acompanhar...