sexta-feira, 28 de março de 2014

Piloto de avião xingou nordestinos no restaurante e foi demitido pela Avianca


Mais um caso envolvendo preconceito contra nordestinos. Um piloto da companhia aérea Avianca foi demitido nesta sexta-feira, 28. Motivo: uma mensagem em seu perfil no Facebook ofendendo a região Nordeste. Durante as férias em João Pessoa, o usuário reclamou do mau atendimento em um restaurante na capital paraibana com palavrões e chamou o Nordeste de 'escroto', 'relaxado', 'medíocre' e 'nojento'.

O post preconceituoso foi no dia quarta-feira, 26. No dia seguinte, o caso ganhou repercussão graças ao apresentador Nilvan Ferreira, em seu instagram. E quando foi repreendido pelos próprios amigos no Facebook, o piloto usou a rede social para pedir desculpas, poucas horas depois. Ele explica que tem muitos amigos na Região Nordeste e tem uma namorada que conheceu no Recife.

A companhia aérea Avianca Brasil declarou em sua fanpage no Facebook que repudia o comentário feito pelo piloto, e reforça o respeito e a admiração por todos os povos brasileiros. Um dia depois, a Avianca Brasil demitiu o piloto 'mau educado' que fez uma mensagem preconceituosa numa rede social.

O preconceito contra nordestinos, ou preconceitos ou xingamentos regionais, é coisa de racismo. Desde o final de 2010 que estou acompanhando vários casos de pessoas xingando os nordestinos, principalmente o do Sul e Sudeste. E está na Lei Nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989, onde casos como esse, além de religião, raça, cor ou etnia, pode dar uma punição de três anos e multa.

Por isso, MAIS RESPEITO aos costumes regionais, principalmente da Região Nordeste. E ao piloto que xingou os nordestinos, merece mais do que um #ProChuveiro, um #NACANELA! E quem mora ou viaja para trabalhar ou passar as férias na Região Nordeste, tem que ter assim como eu, #OrgulhoDeSerNordestino.

*Com informações de Estadão, Folha de S. PauloCorreio24Horas e TV Cabo Branco