quarta-feira, 3 de junho de 2015

Símbolo para os casais, milhares de 'Cadeados do Amor' são retiradas de ponte em Paris


Point des Arts ficou famosa mundial por conta dos
casais pendurando cadeado na ponte, que está danificada.
Em Paris, na França, um local que virou mania para os casais está saindo de cena. A ponte 'Pont des Arts', que fica às margens do Rio Sena, ficou famosa pelos chamados 'cadeados do amor'. Um ato romântico que começou em 2008 e se tornou um santuário para casais apaixonados, para os turistas e também aos moradores da capital francesa. Por lá, os casais prendiam o cadeado ao longo do parapeito antes de jogar a chave no rio.

Mas em 2014, uma parte do gradeado da ponte desabou, em razão do peso do metal. Para que não repita o caso, a Prefeitura de Paris decidiu proibir pendurar cadeados à ponte no local. Nesta semana, está retirando todas as 45 toneladas de 'cadeados do amor' que estavam ao redor da ponte.

A medida foi tomada porque o peso dos objetos românticos colocou em risco a estrutura da ponte do século 19, evitando acidentes e um risco potencial para a navegação no rio Sena. As grades seriam inicialmente substituídas por painéis cobertos de arte de rua e ainda neste ano por uma proteção de acrílico, como diz o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, em um comunicado. E declarou que 'apesar da limpa dos cadeados, Paris quer continuar sendo a capital do amor'.

Durante oito anos, casais prenderam o cadeado
ao longo do parapeito antes de jogar ao rio Sena.
A retirada dos 'cadeados do amor' na Poit des Arts divide opiniões e causa polêmica. Uma moradora da capital francesa defende que 'os cadeados do amor são o ato de vandalismo e destroem atrações históricas'. A ativista Lisa Anselmo criou campanha chamada 'No Love Locks' - (em português, 'Não aos Cadeados do Amor'). que como diz o slogan, "Liberte seu amor; Salve nossas pontes". No dia da retirada, Lisa ficou contente e 'foi um passo importante para resolver um enorme problema da cidade', afirmou a ativista ao portal G1. Por outro lado, uma campanha está incentivando os amantes a substituir o cadeado por uma foto e usando a hashtag: #lovewithoutlocks (em português, 'Amor sem trancas').

Mas não é só em Paris que tem a ponte cheia de 'cadeados do amor'. Tem outros locais do exterior onde casais colocam os cadeados em alguns lugares da cidade, como Moscow (Rússia), Praga (República Tcheca) e Roma (Itália) - onde tudo começou. Alem na Coreia do Sul, em Seul, onde por lá, casais colocam cadeados numa árvore.

Na minha opinião, é de dar pena. É boa para os românticos e para a cidade, mas é frustrado para os casais, sendo parte veio de outros países pra passar a lua-de-mel na capital francesa. E fica a pergunta: o que vai ser dos casais que colocaram o 'cadeado do amor' na Poit des Arts? Apesar disso, a cidade de Paris jamais vai deixar de ser uma das mais românticas do mundo.

*Com informações do portal G1 e da Agencia France Presse.

---