quinta-feira, 5 de julho de 2012

Londres inaugura o maior prédio da Europa e causa polêmica

O edifício Shard, em Londres, vista do alto.
Foto: Reprodução/BBC Brasil

Foi inaugurada em Londres o maior prédio da União Europeia, e da Europa também. O Shard, conhecido como o 'Caco-de-vidro', prédio projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, é coberto por 11 mil placas de vidro e tem 309,6m e 95 andares.

Construído em apenas três anos com dinheiro do governo do Catar, o Shard abriga escritórios, restaurantes, hotel e apartamentos exclusivos. Trata-se do maior prédio da Europa ocidental. Veja mais no vídeo da BBC Brasil no YouTube.

O 'caco-de-vidro' (significado de 'shard' em inglês) gigante dividiu opiniões. Críticos dizem que o prédio polui a paisagem ou que parece uma obra extraterrestre. Para outros, a construção é 'etérea', 'mágica' como a torre de uma igreja futurista.

Gostando ou não, não há como escapar do Shard no horizonte. O prédio se destaca na paisagem do sul do Rio Tamisa. A despeito do planejamento urbano horizontalizado na cidade, A construção, que acaba de ser concluída, estará aberta ao público em 2013, ou seja no ano que vem. Por cerca de R$ 70, você poderá subir ao topo e apreciar a vista do único lugar na cidade de onde não se vê a torre, ou seja, dentro dela.

Com uma vista panorâmica de Londres de 360°, o Shard promete atrair milhares de turistas, especialmente em meio às Olimpíadas 2012, que começa no dia 27 deste mês. Apesar das boas perspetivas sobre o sucesso comercial do edifício, 26 dos 95 andares ainda estão vazios.

Fonte: BBC Brasil, AFP e O Globo