sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

#DESTAQUESDE2016 // #06 :: TOP20 #PONTOFINAL



Durante a semana, o blog #PorDentroDasNotícias trouxe uma série especial sobre os principais fatos e imagens de 2016 selecionados por mim. E dividido por temas e serão em seis partes. E na última parte de hoje, os fatos que marcaram o ano no cotidiano, na sociedade, no high-tech, na música, entre outros...

#01 :: #ENEM2016
Começamos com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Este ano, mais de oito milhões de estudantes fizeram as provas em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Educação, dos 8.386.944 inscritos, cerca de 2,5 milhões de candidatos faltaram às provas, o que levou o índice de abstenção de 30%, número acima da taxa de 27,6%, registrada na edição anterior, em 2015. O número de eliminados do exame também aumentou. Cerca de 768 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas - na edição de 2015 foram eliminadas 740. Entre os candidatos eliminados, 641 foram por “descumprimento de regras gerais”. Um dos motivos estão descumprimento da regra que exige uso de caneta transparente ou atraso. O uso de detector de metais eliminou 120 candidatos. Sete inscritos foram eliminados por se recusar a fazer o teste de biometria - o que é novidade no exame.

Como sempre, a edição 2016 do ENEM teve gente que atrasou ao chegar no local de prova. Em Campinas, interior de São Paulo, uma candidata chegou ao local de prova com um minuto de atraso por conta do trânsito. Em Boa Vista, um candidato perdeu a prova por causa do horário. No Recife, uma estudante não conseguiu entrar no local de prova para fazer o segundo dia do exame por atraso de ônibus. Em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, um jovem perdeu o segundo dia de prova por causa da faxina na casa. Em João Pessoa, um acidente de moto no caminho para o local de provas acabou atrasando o segurança de 22 anos. Ele saiu de casa às 11h20 (horário local) e perdeu o horário de entrada ao chegar às 12h02 na faculdade particular onde realizaria o exame, no bairro de Tambiá. E em Manaus, os candidatos não chegaram a tempo nos locais de provas por conta do trânsito e da chuva.

Assim como no ano passado, as provas do ENEM deste ano ficou interessante e, como sempre, com cara de Vestibular, tanto no primeiro dia, quanto no segundo dia. Porém, foi uma prova cansativa, como se fosse uma maratona. A prova do primeiro dia foi considerada difícil por professores ouvidos pelo portal G1. Entre os temas que apareceram nas questões de ciências humanas estão Hamlet, Descartes, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e a escritora brasileira Ana Cristina Cesar. Em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta, a cosmologia de Platão, diabetes e fezes de cachorro apareceram nas questões. O segundo dia de provas do Enem teve questões de matemática seguindo a tendência dos vestibulares e português considerado fácil. Em matemática, estudantes encontraram o mosquito Aedes aegypti duas vezes entre as 45 questões. Uma delas citou o Liraa, programa de pesquisa do governo que busca o índice de contaminação do mosquito nas casas. Em linguagens apareceram questões sobre o consumismo, a conscientização de doar sangue e o uso do celular no trânsito. Ainda na prova de linguagens, uma das questões que eu mais gostei foi a do jornal impresso, considerado uma das mais interessantes, não só nesta edição, como também em todas as provas que fiz nos últimos três anos. Já o tema da redação desse ano dividiu opiniões. Os candidatos abordaram os 'caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil' Um tema interessante - e foi muito cobrado em cursinhos pré-vestibulares, mas porém delicado - na minha visão. E foi diferente do que o ano passado, que abordou a 'violência contra a mulher'. E olha que já ouvi falar do tema de redação deste ano. E mesmo com dificuldades, fiz uma redação tranquila.

Aliás, no segundo dia do exame, a Polícia Federal fez duas operações para combater fraudes em oito estados. Ao todo, 14 pessoas foram presas. Na operação chamada Jogo Limpo, a PF informou que foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão. Na operação denominada Embuste, a polícia desmontou uma quadrilha que transmitia respostas da prova para candidatos de três estados. Foram cumpridos 28 mandados, sendo quatro de prisão temporária. De acordo com a PF, a maioria dos candidatos que recorreram à fraude pretendia ingressar em cursos de medicina. Houve suspeita de vazamento do tema de redação, que previu no ano passado. Enquanto isso, o Ministério Público Federal do Estado do Ceará entrou com nova ação civil pública na Justiça Federal, pedindo a suspensão do exame deste ano, o que foi negado. No início deste mês, um relatório da PF afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da redação, vazaram antes do início da aplicação.

Enquanto os 5.848.619 candidatos que fizeram a prova em 5 e 6 de novembro, outros 277.657 estudantes foram prejudicados por fazer o exame por causa de ocupações de locais na primeira data, e de problemas, como falta de fornecimento de energia. Eles esperaram um mês para a segunda aplicação, que foi realizada em 3 e 4 de dezembro, em 166 municípios de 23 estados e do Distrito Federal. Assim como na primeira aplicação, teve 'padrão ENEM'. A unica mudança foi o tema de redação. Se na primeira aplicação foi o combate a intolerância religiosa, na segunda aplicação, o tema foi o combate ao racismo no Brasil. Um tema que foi fácil para alguns, mas foi muito criticada para aqueles que fizeram o exame no mês anterior. Nas redes sociais, os candidatos dizem que redação sobre racismo é mais fácil que a anterior. E concordo com eles. Porque além do racismo, poderia ser qualquer tema ligado ao esporte, ao meio ambiente, à cultura... Mas, colocaram 'caminhos para combater o racismo no Brasil' na primeira aplicação, considerado delicado, e depois colocaram 'Caminhos para combater o racismo no Brasil' na segunda aplicação, considerado fácil... Sei não, viu?!

A abstenção da segunda aplicação do ENEM foi de 39,7% no primeiro dia e 41,4% no segundo dia. Somando com os candidatos que fizeram a primeira aplicação em novembro, o balanço final do MEC aponta que o total de participantes foi de 6.005.607. Cerca de 2.621.588 alunos faltatam as provas. O resultado final será divulgado em janeiro do ano que vem, e com data marcada: no dia 19, uma quinta-feira.

Ainda na educação, o MEC anunciou em setembro uma proposta de reforma do Ensino Médio. A proposta dividiu opiniões. Ao anunciar as mudanças, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio, cabendo às escolas, redes de ensino e alunos definir quais delas fariam parte dos estudos. O MEC admitiu erro e horas depois, as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia continuam obrigatórias no Ensino Médio. O novo currículo do Ensino Médio também vai ter disciplinas opcionais em cinco áreas de conhecimento - sendo quatro são muito conhecidos nas edições do ENEM: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Os alunos vão poder escolher o que querem estudar, de acordo com o que a escola oferecer. A medida provisória da reforma do ensino médio já foi aprovada pela Câmara e está em análise no Senado. Mas tem um 'pero', em 20 de dezembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que a medida é inconstitucional. E alega que uma medida provisória não é o instrumento adequado para reformas em políticas públicas.

#02 :: #RIO2016: A CHAMA OLÍMPICA
A cada quatro anos, no ano bissexto - que tem 366 dias em vez de 365, ocorrem os Jogos Olímpicos. Porém, antes disso tem o acendimento da Chama Olímpica que nasce da Grécia antiga e vai até o país-sede até chegar o destino final: na cidade-sede. Neste ano, a chama foi acesa em Olímpia, em 21 de abril. De lá, a tocha viajou nas terras gregas por uma semana, até chegar ao Estádio Panatenaico em Atenas, aonde foi entregue às autoridades brasileiras. Depois de uma passagem na sede do Comitê Olímpico Internacional e o Museu Olímpico, ambos em Lausanne, na Suíça, a chama chegou em 3 de maio na capital do Brasil. No Palácio do Planalto, a então presidente Dilma Rousseff entregou a tocha para a bicampeã olímpica Fabiana, que deu pontapé inicial para o revezamento em Brasília - em meio a turbulência política como o processo de impeachment da presidente. Ao longo dos três meses, a chama olímpica percorreu 326 cidades em 36 mil quilômetros - sendo 20 mil via estrada e 16 mil via aérea. Ao todo foram 12 mil condutores, entre atletas, ex-atletas, personalidades e anônimos - que foram selecionados pelos três patrocinadores do evento.

Aqui em João Pessoa, a passagem da Chama Olímpica foi em 3 de junho. Foram 144 condutores que revezaram durante 29km nas ruas da cidade. E este que vos escreve não perdi a oportunidade. Mesmo chovendo naquele dia, fui lá pra ver - e com minha mãe. Foi uma longa história até que fui na Avenida Epitácio Pessoa - principal rua da cidade - pra ver a passagem da chama. Nas proximidades do banco, a chama estava à caminho. As pessoas, inclusive as crianças estavam aguardando com muita vibração e quando ela chegou correndo por um dos condutores, fui correr também. Queria acompanhar até o início da Ruy Carneiro, no Posto de Gasolina, mas parei em frente ao prédio empresarial que estava em obras. Assim como eu, quem passou por lá foi emocionante e ficará lembrado pra sempre.

Sexta-feira, 3 de Junho de 2016. --- A data ficará na memória da capital da Paraíba. Nesta sexta-feira nublado e chuvoso - e pouco frio, a #chamaolimpica esteve em João Pessoa e percorreu pelas ruas do Ponto mais Oriental das Américas ao longo dos 29km e revezados pelos 144 condutores. * E este que vos escreve não perdi a oportunidade. Fui lá na cidade no meio do dia e quando cheguei, a partir do Centro, na Lagoa, a chama passou por lá. Fui pegar o ônibus pra ir a Epitácio. Quando cheguei na avenida, ficou uma lentidão. Isso porque a tocha estava à frente do busão. Aí, o ônibus desviou para uma outra rua e voltou para a Epitácio, perto do Pão de Açúcar e do Rio Jaguaribe. * Andei (voltando) na Epitácio e quando passei nas proximidades do banco, a chama estava à caminho. As pessoas, inclusive as crianças estavam aguardando com muita vibração e quando ela chegou correndo por um dos condutores, fui correr também. Queria acompanhar até o início da Ruy Carneiro, no Posto de Gasolina, mas parei em frente ao prédio empresarial que estava em obras. Assim como eu, quem passou por lá foi emocionante. * Além da Avenida Epitácio Pessoa, a #chamaolimpica passou também pelas ruas do Centro e também dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Bessa, Manaíra (duas passagens), até chegar ao destino final, no Busto de Tamandaré - entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. * Seja anônimo ou famoso, de todas as classes e de todas as religiões e profissões, eles mereceram uma medalha de ouro. Inclusive os moradores da cidade que vieram em peso - mesmo com a chuva que caiu a cidade e região - pra ver e registrar o momento histórico, inédito e raro como um eclipse solar. * Aos 144 condutores que revezaram durante 29km nas ruas e aos moradores da capital da Paraíba, merecem mais do que uma medalha de ouro, um #TrofeuWilliamBonner. --- *Esse foi a única #selfie que tirei de lá. Durante o fim de semana, postarei + fotos pra marcar esse dia histórico aqui no Insta e também no meu Face. #espiritoolompico #tourdatocha #issoeouro #quemseatreve #chamaolimpica #tochaolimpica #joaopessoa #paraiba #brasil #nordeste #rio2016 #olimpiadas2016
Uma foto publicada por Luciano Amorim (@lucianoamorim94) em


Além de João Pessoa, destaco algumas cidades que teve o revezamento. Em Salvador - região onde nasci, o principal destaque do revezamento foi a descida de rapel num dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda. Foram 153 condutores percorridos por 35 km pela cidade. No Recife, teve muita emoção e queda do técnico de natação João Reinaldo Costa Lima Neto, o Nikita, ao pisar em um buraco. O percurso de 35 quilômetros pela capital pernambucana foi realizado por mais de 200 participantes. Em Ipojuca, no Grande Recife, o bicampeão mundial de ondas gigantes Carlos Burle surfou no mar com a tocha. No arquipélago de Fernando de Noronha, a chama passou pelos principais pontos turísticos da famosa ilha. Foram 13 condutores. Em Porto Alegre, a tocha atraiu olhares pelas ruas da capital gaúcha conduzidas por 77 participantes. Em Florianópolis, ela foi recebida com festa nos principais locais da 'Ilha da Magia'. E nas ruas de Natal, o percueso começou sob forte calor e terminou debaixo de chuva intensa.

Mas durante o período, teve casos controvérsios e inusitados. Em Manaus, a chama visitou o Centro de Instrução de Guerra na Selva. Na cerimônia, liderada pelo exército, o símbolo olímpico posou para foto com duas onças, além de fazer uma trilha na mata. Ao fim, uma das onças que participou do revezamento, Juma, fugiu e foi abatida após tentar atacar um militar. Em nota, a organização da Rio 2016 lamentou o ocorrido e assumiu o erro ao ter permitido a exposição de um animal selvagem em tal cerimônia. Durante o percurso, condutores posaram para fotos e imagens com a tocha e as onças. Enquanto isso, alguns manifestantes fizeram de tudo para apagar o principal símbolo olímpico. Teve até, acredite, com extintor de incêndio e até alguém derrubando o condutor. Em Maringá, PR, uma mulher foi presa por tentar apagar a chama com um cartaz. É de lamentar...

No mais, foi muito bonito a passagem da chama olímpica percorrendo nas cidades de 26 estados brasileiros. Seja anônimo ou famoso, de todas as classes e de todas as religiões, eles mereceram uma medalha de ouro. Inclusive os moradores que vieram em peso em vários pontos da cidade pra ver e registrar o momento histórico, inédito e raro como um eclipse solar. E deixo um vídeo abaixo sobre um momento marcante durante o revezamento em Caruaru, PE, no final de maio. Agentes da Força Nacional cantaram um dos grandes sucessos de Luiz Gonzaga, "A Vida do Viajante" quando o símbolo dos Jogos é conduzido pelo comandante da Força Nacional, Francisco Cantarelli. E não foi a primeira vez em que a música do Rei do Baião é cantada na tour. Em pelo menos outras cinco oportunidades isso aconteceu, e sempre quando o condutor é da Força Nacional. O vídeo virou sucesso nas redes sociais e se tornou a principal trilha sonora do revezamento da tocha.





#03 :: TDT BRASIL: O DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO
Outro destaque foi o desligamento do Sinal Analógico de Televisão no Brasil. Em 1º de março, o município de Rio Verde, no estado de Goiás, foi a primeira cidade do país a ter exclusivamente a Televisão Digital Terrestre. Para encerrar as transmissões de sinal analógico em Rio Verde, foi estipulado pelo Ministério das Comunicações a meta de 93% de casas adaptadas para receber o sinal de TV Digital. No entanto o desligamento aconteceu com 85% das residências habilitadas à tecnologia. Para o então ministro André Figueiredo, encerrar o sinal analógico abaixo da meta estabelecida foi um consenso que levou em conta as particularidades do município. Em Brasília e no Entorno do Distrito Federal, o desligamento era no dia 25 de outubro, mas foi adiado para o dia 17 de novembro, quando 25 canais - entre geradoras e retransmissoras - foram migrados para o sinal digital. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Juarez Quadros, afirmou que a mudança atinge 1,25 milhão de domicílios, sendo 947 mil residências no DF e outras 310 mil no Entorno. Segundo ele, o "espaço" deixado pelo sinal analógico será usado por empresas de telefonia, para melhorar a qualidade do sinal de telefone e internet.









Aos poucos, o sinal analógico vai deixar de existir em todo o Brasil, sendo substituído pelo digital. A previsão do Ministério das Comunicações é de que a transmissão analógica seja extinta até 31 de dezembro de 2018 em todo o país. Para o ano que vem, haverá desligamentos previstos nos estados de São Paulo, Goiás, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Uma delas eu destaco três. Na Região de São Paulo, a data do desligamento será em 29 de março. Na região de Salvador, em 26 de julho, mesmo dia em que ocorre nas regiões do Recife, Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. E no Rio de Janeiro, o sinal analógico será desligado em 25 de outubro, mesmo dia em que ocorre na região de Vitória. Até lá, as emissoras de TV estão divulgando avisos na tela sobre a transição digital. Nos canais que forem desligados - como aconteceu no Rio Verde e em Brasília, as emissoras divulgam uma cartela informativa que rodam no ar por 30 dias, para que o telespectador saiba da mudança. Aliás, em 2 de dezembro, a Televisão Digital Terrestre no Brasil completará 10 anos. Até 2014, foram vendidos mais de 60 milhões de televisores com conversor integrado, que já saem das fábricas preparados para receber esse tipo de sinal. Para ter o sinal digital, você precisa comprar uma antena UHF e um conversor digital. Ou comprar um televisor que tem o conversor integrado. Aí, vai em 'Menu' no controle remoto, em 'Configurações', seleciona a 'busca automática de canais', e pronto. O sinal digital representa maior qualidade de imagem e som, é mais forte e não sofre interferências, ao contrário do analógico. A imagem chega ao televisor sem ruídos, chuviscos e "fantasmas".

#04 :: O BLOQUEIO DO WHATSAPP NO BRASIL
E o aplicativo WhatsApp foi bloqueado duas vezes por aqui. Em 2 de maio, a Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras bloquearem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea por 72 horas a partir das 14h. O bloqueio, solicitado pelo juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. No dia seguinte, os advogados do APP derrubaram o bloqueio e voltou ao normal. Em 19 de julho, a Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do WhatsApp em todo o território nacional. Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial. A autora do bloqueio, a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, afirmou que o Facebook lida com a “autoridade judicial” com “deszelo”, e enviou cinco perguntas escritas em inglês e pediu que as respostas fossem enviadas no mesmo idioma. O bloqueio começou às 14h. No final da tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, decidiu derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio. O assunto virou memes nas redes sociais e grande parte dos usuários migraram para outros aplicativos como Telegram.

Apesar da situação, o WhatsApp continuou inovando ao longo do ano. Em 25 de outubro, ganhou uma atualização que levará videochamadas aos aplicativos que rodam no sistema Android, pra competir com o “Messenger”, que também pertence à Facebook, com o Skype, da Microsoft, e com o Duo, do Google. Além de outras atualizações, como a de mandar desenhos e GIFs, de incluir emojis, textos e desenhos em fotos enviadas a contatos.

+ OS DEZ ANOS DO PASSARINHO MAIS FAMOSO DO MUNDO
Em 2016, o 'passarinho azul' mais famoso do mundo completou uma década, o Twitter. Criada em 21 de março de 2016 pelo cofundador e diretor-executivo, Jack Dorsey, que tuitava pela primeira vez. Na época, se chamava 'twttr' - sem vogais. Foi no Twitter que em 23 de agosto de 2007 criou as hashtags - símbolo '#' para agregar tuítes sobre um mesmo tema. Entre os momentos marcantes está a selfie mais famosa do mundo, que foi tirada durante a cerimônia do Oscar, em fevereiro de 2014. Para a escritora e apresentadora Rosana Hermann, em entrevista ao jornal 'Folha de S. Paulo', "o Twitter tem o nosso 'zeitgeist': é curto, ágil, em tempo real, coletivo, sem intermediário, sem filtro, aberto". - A rede social mostra os acontecimentos em tempo real. É como se fosse um 'mini-plantão' ou 'mini-breaking'. Este ano, a rede social completou 10 anos em meio a mudanças na timeline e crise financeira. O que não mudou foi o seu princípio mais básico: as publicações com 140 caracteres. E olha que destes dez anos, metade faço parte desta história.

+ FACEBOOK GANHA 'LIKES' EM FORMATO 'EMOJI' E 'LIVE'
Além dos cinco anos que tenho perfil no Twitter, também fez cinco anos que tenho perfil no Facebook. E de lá pra cá, foram muitas histórias - alegres e tristes, conheci amizades reais e virtuais e muito mais. Aliás, o Facebook também fez inovações em 2016. Em fevereiro, criou cinco novos botões ao 'curtir' em formato 'emoji'. Além do tradicional botão 'Curtir' (ou 'Like', em inglês), a ferramenta agora tem outras cinco opções alternativos onde os usuários apresentem reações ou sentimentos. Os cinco novos botões que são em forma de 'emoji' se chamam: "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry". Aqui no Brasil, passarão a ser "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr". Segundo o comunicado, a rede social comandada por Mark Zuckerberg incluirá botões que mostram se a pessoa amou, ficou surpresa, triste ou riu das postagens - seja texto, foto ou vídeo. E deixará de revelar a quantidade de curtidas para exibir um contador que mostra o total dos cliques relacionados às reações. Os ícones mais clicados aparecerão em destaque. No final de outubro, o Facebook criou 'reactions' temáticos do Dia das Bruxas. Além disso, o Face criou também o 'Live', em que o usuário usa o recurso para fazer transmissões ao vivo. Eu fiz em setembro só que em fase de testes e gostei do recurso. Para o ano que vem, pretendo fazer mais transmissões ao vivo.

+ OS ALTOS E BAIXOS DO SNAPCHAT
O 'Snapchat' se tornou fenômeno nas redes sociais em 2016. O aplicativo que compartilha fotos que duram apenas 24 horas ganhou novos recursos e agora envia mensagens que se "autodestroem'', tem filtros animados e até recurso de vídeo em tempo real. Em setembro, o APP mudou o nome da empresa para Snap e apresentou os Spectacles, óculos que gravam e tiram fotos, além de as publicar diretamente na rede social. Atualmente, a rede social conta com 150 milhões de usuários ativos diariamente, como informou a agência Bloomberg. Com a marca, a rede social ultrapassou o Twitter no número de pessoas que publicam ou visualizam conteúdo todos os dias. Em dezembro do ano passado, o aplicativo tinha 110 milhões de usuários diários, o que indica um rápido crescimento.

+ INSTAGRAM GANHA NOVOS RECURSOS 'À LA SNAP'
Apesar do sucesso, o Snapchat ganhou uma concorrência. Na primeira semana de agosto, o Instagram criou o Stories - ou 'modo história', em que o usuário cria recurso para fotos e vídeos que 'somem' após 24h. Objetivo é permitir que usuários compartilhem conteúdo instantâneo. Inicialmente, o assunto dividiu opiniões. Após aderir à publicação de “fotos da vida real”, o Instagram coloca de lado as imagens trabalhadas nos filtros Ludwig e Lo-Fi para fazer os usuários mostrarem com a cara e a coragem a seus amigos o que está rolando. Ao vivo. O aplicativo liberou em 21 de novembro as transmissões em vídeo, além do envio por mensagem de vídeos e fotos que somem. A modalidade permitia até agora o compartilhamento de fotos e vídeos gravados, que ficavam no ar por 24 horas. Só que, diferentemente do Facebook, no Instagram não tem replay. O “live” é ainda mais efêmero que as fotos e os vídeos publicados no "história". Podem ser visto enquanto durar a transmissão e só.

Olha, eu comecei a usar o Snap em abril deste ano, só que em fase experimental. Com o tempo aprendi muita coisa até que, na semana das Olimpíadas, o Insta copiou do Snap e utilizou o 'Stories'. Ou o 'SnapGram'. Aí, fiquei confuso. Porque, por exemplo, enquanto o Snap exibe o horário e a temperatura, o 'Stories' não tem, o que adotou o modelo este mês. Em conteúdo patrocinado, a mesma coisa. Durante o segundo semestre, usei mais 'Stories' do que Snap. E vou pensar o que fazer nos dois aplicativos que uso para o próximo ano. Apesar disso, o meu Snap - e o meu Instagram - é lucianoamorim94.

#05 :: O FENÔMENO 'POKÉMON GO'
Outro principal destaque no mundo high-tech foi um jogo que tornou febre mundial. O 'Pokémon Go', que inicialmente foi lançado na América do Norte, Europa, Japão e outras regiões da Ásia, chegou ao Brasil em 3 de agosto. O game dos monstrinhos de bolso valorizou as ações da Nintendo, se tornou mais usado que Twitter e Tinder e provocou todo tipo de fenômeno – de lesões em jogadores a alertas de departamentos da polícia por todo o mundo. Mas teve também uma popularização de bebês com nomes de pokémons, pessoas assaltadas por ladrões que usavam o app para atrair vítimas a lugares desertos e até um homem que foi demitido em Cingapura após criticar o país por ainda não ter acesso ao jogo. Segundo John Hanke, presidente-executivo da Niantic, o jogo chegaria a 200 mercados no total. No fim das contas, é um jogo que vicia e coloca a vida em risco. E olha que nem joguei esse aplicativo. Aliás, teve gente que está deixando de jogar o 'Pokémon Go', como nos Estados Unidos.

#06 :: GALAXY NOTE 7: O 'SMARTPHONE-BOMBA'
Um smartphone que virou um dinamite. A Samsung lançou o Galaxy Note 7 em alguns países. Mas no início de setembro, a fabricante de smartphones sul-coreana suspendeu as vendas do "phablet" - aparelho que mistura recursos de smartphones com outros de tablets - e anunciou o recall de 2,5 milhões de unidades, após usuários relatarem problemas com as baterias, que explodiam, ou queimavam durante o carregamento. Nos Estados Unidos, a Samsung recebeu mais de novemta relatos de superaquecimento de baterias no país. Dentre eles, 26 informes são de queimaduras e outros 55 de danos materiais, como incêndios em carros ou garagens. A Comissão de Segurança dos Bens de Consumo dos Estados Unidos pediu que qualquer pessoa que possua um smartphone pare de usá-lo. E também aconselhou os passageiros a não guardarem os aparelhos e baterias do aparelho na bagagem despachada, para evitar o risco de incêndios no compartimento de carga da aeronave. Os passageiros aéreos dos EUA e da Austrália foram proibidos de usar o equipamento. A própria Samsung pediu que os usuários do Galaxy Note 7 devolvam os aparelhos e paralisou as vendas e produção do aparelho. O aparelho tinha o sistema operacional Android 6.0.1 com processador Quad-core 2.3 GHz M1 Mongoose + Quad-core 1.6 GHz Cortex-A53. A memória interna é de 64 GB e disponibiliza Mcro SDCard com até 256 GB. Com tela de 5.7 polegadas, o aparelho tinha também uma câmera de 12 megapixels que filmam em até resolução 4K (2160p). O aparelho ainda não foi lançado aqui no Brasil. Alguns dos sites de tecnologia recomendam ao usuário pra não comprar o Galaxy Note 7.

#07 :: GOVERNO DO RS EXTINGUE 2ª MAIOR EMISSORA DE TV DO ESTADO
No Rio Grande do Sul, a segunda maior emissora do estado está prestes a fechar. A Assembleia Legislativa Gaúcha aprovou em 21 de dezembro a extinção da Fundação Piratini, que controla a TV Educativa de Porto Alegre e FM Cultura. O assunto gerou polêmica e prevê demissoes de até 240 profissionais. A extinção da Fundação Piratini e mais cinco fundações estaduais é um dos projetos mais polêmicos do pacote apresentado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) para reduzir a máquina pública e amenizar a crise. A justificativa do governo gaúcho é promover cortes para enxugar a estrutura do estado, que em novembro decretou calamidade financeira por conta da crise, impulsionada pela queda na arrecadação e aumento dos gastos com pessoal. Depois de sancionadas, as medidas representarão a demissão de mais de 1 mil funcionários. A rescisão deverá ocorrer no prazo de até 180 dias. Fundada em 29 de março de 1974, o sinal da TVE chega a mais 6,5 milhões de telespectadores, por meio das suas 40 antenas repetidoras e sua geradora, localizada em Porto Alegre. Ela retransmite a programação da TV Brasil e TV Cultura. Já a FM Cultura, dedicada à música erudita, popular brasileira e internacional, chega a atingir, atualmente, mais de 3 milhões de ouvintes. O governo diz que a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Fundação Piratini serão assumidas pela Secretaria de Comunicação, que ficará encarregada de criar um novo modelo de gestão. Sobre o tema, me lembro do caso que aconteceu há três anos, na Comunitat Valenciana, leste da Espanha, quando o governo autônomo fechou a Ràdio Televisió Valenciana (RTVV) devido a problemas financeiros. Além do Rio Grande do Sul, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais também decretaram situação de calamidade financeira por conta da crise.

#08 :: RIO DE JANEIRO: BOULEVARD OLÍMPICO CERCADA PELA MARINHA
No Rio de Janeiro, um local que recebeu até mais de 1 milhão de pessoas durante o período olímpico virou uma área limitada por militares. Uma reportagem do jornal “O Globo” publicada no dia 20 mostrou que a Marinha ocupou uma parte do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária da cidade. Além de colocar grades que não estavam previstas no projeto original, fez um estacionamento. Quem já tinha se acostumado com a nova área de lazer, reurbanizada para os Jogos Olímpicos, não gostou da novidade. Em nota, a Marinha disse que está conversando com a prefeitura para adequar o projeto urbanístico. A prefeitura do Rio diz que está concluindo as obras combinadas no acordo e que a ocupação da Marinha é inadequada. Na manhã do dia seguinte, a Marinha tirou parte das grades que restringiam a circulação de cariocas e turistas pelo local. Mas ficaram as grades perto da orla e a prefeitura diz que elas descaracterizam o projeto urbanístico da região. A Marinha quer manter a estrutura até que haja consenso sobre a segurança no local. Arquitetos ouvidos pelo 'Jornal Nacional' da TV Globo dizem que as grades prejudicam o projeto urbanístico. Na véspera de Natal, a parte das grades que foi retirada deixou livre o caminho pelo deque de madeira, onde há um jardim, às margens da Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã. Em nota, a Marinha prometeu fazer uma "rigorosa análise do risco envolvido nos diversos trechos da orla, estabelecendo soluções harmônicas e compatíveis com o projeto urbanístico que permitam garantir a segurança dos frequentadores". A Marinha disse que pretende se reunir com representantes da prefeitura, mas o encontro só deve acontecer depois que o novo prefeito assumir em 1º de janeiro. O prefeito eleito Marcelo Crivella disse que vai negociar a retirada de todas as grades. Mas quer manter a segurança para que nenhuma criança caia no mar.

#09 :: #FLAGRANTE 1: EXPLOSÃO NO CABO CANAVERAL (FLÓRIDA, USA)
Entre os principais #FLAGRANTES de 2016 destaco duas. Em 1º de setembro, uma explosão destruiu um foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, fazendo tremer prédios a quilômetros de distância e gerando uma grande nuvem de fumaça preta. A câmera registrou o momento do impacto. A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma "anomalia" durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no primeiro fim de semana de setembro. Amos 6, o satélite israelense, seria, além disso, o primeiro usado pelo Facebook e faria parte de sua campanha para levar, do espaço, internet a áreas remotas. O criador da rede social, Mark Zuckerberg, lamentou o acontecimento.

#10 :: #FLAGRANTE 2: CRATERA SE ABRE E É CONSERTADO EM PRAZO RECORDE
E no Japão, um cinegrafista amador registrou uma cratera de 30 metros de largura e 15 metros de profundidade que se abriu na cidade de Fukuoka. O buraco era tão grande que engoliu postes e sinais de trânsito. Em apenas 48 horas, a cratera já não existia mais. Uma semana depois do incidente, o local já foi reaberto, numa demonstração típica do esforço e eficência japoneses. As autoridades de Fukuoka, quinta maior cidade do Japão, com 1,4 milhões de habitantes, suspeitam que o afundamento foi provocado pelas obras para a ampliação de uma linha de metrô, informou a agência "Kyodo". Por se tratar de uma das principais vias da cidade, o fato causou problemas no trânsito e deixou mais de 100 residências sem energia elétrica, daí a urgência em solucionar o problema.

#11 :: EUROPA: O TÚNEL FERROVIÁRIO MAIS LONGO DO MUNDO
Na Suíça, foi inaugurado em 1º de junho o túnel ferroviário mais longo do mundo. Com 57 quilômetros, que exigiu 17 anos de obras, entrou realmente em operação em dezembro e será peça-chave da nova linha ferroviária que cruzará os Alpes, permitindo uma nova rota de comunicação entre o norte e o sul da Europa. Seu objetivo é aumentar o transporte ferroviário de carga e descongestionar as estradas no corredor Rin-Alpes, de Roterdã, no mar do Norte, a Gênova, no Mediterrâneo. A obra custou 12,2 bilhões de francos suíços (US$ 12,276 bilhões). Diariamente, o túnel poderá ser utilizado por 260 trens de carga - a 100 km/h - e por 65 trens de passageiros, a 200 km/h. Mas o recorde do túnel pode durar pouco, já que existe um projeto na China ainda mais ambicioso: perfurar um túnel de 123 km sob o Mar de Bohai.

#12 :: UM ANÚNCIO INUSITADO NOS CLASSIFICADOS DO JORNAL IMPRESSO
Em Porto Alegre, um caso inusitado. Em 16 de junho, um anúncio publicado na página 8 do caderno de Classificados, do jornal Zero Hora, virou hit nas redes sociais com o título "Ela disse não". Com uma história que envolvia humor e aquele drama cotidiano dos relacionamentos que não vingaram, o texto sugeria a venda de um anel de ouro 18k com brilhante, recusado por uma mulher, mesmo após esforços do pretendente. No final da manhã, já era compartilhado a partir de fotos que reproduziam a página do jornal e conduzia os mais variados debates. Seria uma ação promocional de uma marca? Um novo projeto colaborativo para a rede onde as pessoas poderiam desabafar? A cena descrita pelo publicitário, com pétalas de rosas no chão, vinho malbec argentino e massa carbonara com receita da internet é uma ficção. O anúncio faz parte de um trabalho que Arrage entregou na semana seguinte, no mestrado de Escrita Criativa, na Faculdade de Letras da PUCRS, universidade onde também é professor há quatro anos, na Publicidade e Propaganda. Da ideia ao resultado, passou por alguns percalços para a publicação. O texto inusitado gerou desconfiança no sistema de cadastramento dos classificados. Pessoalmente, Samir fez o cadastro e pôde, enfim, publicar seu texto. É...

#13 :: #EUROVISION
Em Estolcomo, na Suécia, houve a 61ª edição do Eurovision Song Contest. As semifinais aconteceram nos dias 10 e 12 e a grande final foi no dia 14, no Ericsson Globe. Quem ganhou foi Jamala, com a canção ''1944', representando a Ucrânia. Escrita e composta por ela mesma, a canção vencedora fala sobre a expulsão dos tártaros da Criméia (agora ligado a Rússia) durante a Segunda Guerra Mundial. Sua avó, a que ela dedica a questão foi uma das vítimas da deportação. A ucraniana venceu com 534 pontos. Em segundo lugar ficou com a Austrália - que participa pela segunda vez no festival, com a canção "Sound of Silence", de Dami Im, com 511 pontos. O terceiro lugar foi para a Rússia, com a canção "You Are the Only One", de Sergey Lazarev, com 491 pontos. A canção "If Love Was a Crime", de Poli Genova, representando a Bulgária, ficou na quarta colocação com 307 pontos. Já a canção "If I Were Sorry", de Franz, representando o país anfitrião, ficou em quinto lugar com 261 pontos. Foi a primeira vez desde 1975 em que a procedimento da votação mudou consideravelmente: cada país deu 1-8, 10 e 12 por duas vezes, uma vez pelo júri específico, outra vez pelo tele-voto. Na final, os resultados do júri foram anunciados da forma tradicional, enquanto que o resultado do tele-voto foi anunciado de uma só vez. Cada resultado teve um peso de 50% no resultado final.


Organizado pela emissora anfitriã SVT - Sveriges Television, a grande final do Eurovision Song Contest foi uma homenagem aos sucessos do festival e pop sueco, com grandes doses de humor e propostas visuais que certamente irá definir a tendência na televisão iminente: mapeamento, cenário pseudointeractiva, holografia, impressão sobreposta automatizado... Performances como a Rússia e a Arménia têm sido de tal perfeição técnica que fez o olho do espectador esquecer que esta final é um show produzido ao vivo. Com uma audiência estimada de 200 milhões de telespectadores, o Festival da Canção Europeia voltou a oferecer um final digno do grande programa de TV que é. Além das fronteiras da Europa, o Festival foi transmitido ao vivo em outros países como a China e, pela primeira vez na história, nos Estados Unidos.

Mas assim como nos anos anteriores, as seminifais e a final do Festival Eurovision não foi exibida, nem AO VIVO, nem gravado no YouTube para o Brasil e também em alguns países como Canadá e Estados Unidos. Neste caso, o internauta pode entrar no site oficial para ver a transmissão em direto. Um dos motivos é que a edição deste ano foi transmitido com exclusividade no solo norte-americano no canal desconhecido chamado 'LogoTV', que é ligado a poderosa VIACOM - que controla a MTV e VH1, tanto no canal pago, quanto na internet. Com a compra de direitos a VIACOM (Que não é ligado a União Europeia de Radiodifusão - EBU), a transmissão ao vivo - tanto para as duas semifinais quanto para a final da Eurovision deste ano pelo perfil oficial do YouTube foi bloqueado para os Estados Unidos e também para o Canadá e aqui no Brasil, o que causou revolta e indiginação nas redes sociais. Até as apresentações das 42 canções nas fases finais foram bloqueadas no YT. Para a jornalista Fruzsina Eordogh, da revista norte-americana Forbes, a transmissão do festival Eurovision no YouTube deste ano é como se fosse realmente, um acaso, nunca aconteceu. É lamentável....

Voltando para a parte musical, destaco algumas das canções que acabaram não se dando bem nos resultados. A da Irlanda, com a canção "Sunlight", de Nicky Byrne. A de San Marino, com a canção "I Didn't Know", de Serhat. A da Grécia, com a canção "Utopian Land", de Argo. A de Bielorrússia - ou Belarus, com a canção "Help You Fly", de Alexander Ivanov. A de Letônia - ou Latvia, com a canção "Heartbeat", de Justs. A da Hungria, com a canção "Pioneer", de Freddie. A da Holanda, com a canção "Slow Down", de Douwe Bob. A da Itália, com a canção "No Degree of Separation", de Francesca Michielin. E da Alemanha, com a canção "Ghost", de Jamie-Lee Kriewitz. Assim como no ano passado, as canções da edição deste ano são muito boas e algumas até bonitas. E foi bastante acirrada. Ah, pela primeira vez na história do Festival, um artista fora da Europa foi convidado para apresentar o evento. Durante o show do Intervalo na grande final - no período de votação, teve apresentação do astro norte-americano Justin Timberlake com a canção "Can't stop the feeling" - que por sinal é considerada a melhor canção do ano e será a sensação no Verão 2017 aqui no Brasil e no Hemisfério Sul.

Mas teve algumas baixas nesta edição. A Romenia, com a canção "Moment of Silence", de Ovidiu Anton, foi excluída pela EBU por endividamentos à TVR - Televiziunea Română, num total de 16 milhões de francos suíços (14,5 milhões de euros). A UER havia pedido ao governo romeno que pagasse a dívida antes do dia 20 de Abril ou que fosse excluído do concurso. Depois de o governo romeno não ter reembolsado a dívida até à data-limite, a EBU anunciou em 22 de Abril que a TVR foi forçada a retirar-se da entidade, consequentemente forçando a retirada do país no concurso. Outra baixa foi Portugal, que não marcou presença no festival deste ano por decisão da RTP. Um dos motivos foi 'o facto das baixas audiências e pouco interesse dos portugueses em relação às últimas edições do Festival'. Mesmo com a ausência do país lusofono, a empresa estatal transmitiu normalmente as semifinais e a final do evento. E anunciou que Portugal voltará a participar a Eurovision no próximo ano.

Este ano, o Festival da Canção Eurovision completou 60 anos. Em 24 de Maio de 1956, na cidade suíça de Lugano, a canção vencedora foi "Refrain", da suíça Lys Assia. De lá pra cá, o festival cresceu e até hoje conquista o público dentro e fora da Europa. E quando ocorre às finais, o que percebo é as bandeiras de cada país europeu que agitam durante o evento.



É a segunda vez que Ucrania vence o Eurovision Song Contest. A última foi em 2004 com a canção "Wild dances", de Ruslana. A próxima edição do festival será em Kiev, na Ucrânia, nos dias 9, 11 e 13 de maio do ano que vem. E tomara que o evento transmite em direto no perfil oficial do YouTube. E veja abaixo, a canção vencedora do festival deste ano. "1944", da intérprete Jamala e composta por ela mesma.



#14 :: O UNIVERSO FEMININO NO ATUAL SERTANEJO
O Diario de Pernambuco publicou na edição de fim de semana uma reportagem sobre a participação feminina no sertanejo - em especial nos tempos atuais. Segundo a reportagem, elas 'dão voz ao eu lírico feminino e fortalecem a vertente "feminista" do gênero musical' que até então era 'dominado por homens'. "[...] Herdeiras das pioneiras Irmãs Galvão, Irmãs Castro, Inezita Barroso, Sula e Roberta Miranda, as damas do Sertanejo contemporâneo dão voz a versos mais politizados que os de algumas de suas antecessoras: em vez do 'beijinho doce' e da 'colcha de retalhos', levam aos palcos demandas sociais vigentes como empoderamento feminino, liberdade sexual, direitos isonômicos, combate à violência contra a mulher e à opressão de gênero. Estão, segundo especialistas no segmento, nas trincheiras de novo momento da música sertaneja, protagonizado por mulheres e fortalecido, nos últimos anos, pelo romantismo da mineira Paula Fernandes e pelo vigor da goiana Marília Mendonça. [...]", diz o trecho do texto da jornalista Larissa Lins. Além de Marília Mendonça - revelação deste ano, outras personalidades como as coleguinhas Simone e Simaria, a pernambucana Karla Karolla e as irmãs gêmeas mato-grossenses Maiara e Maraísa, também se destacam e 'lutam por igualdade, liberdade e um lugar digno no disputado mercado sertanejo'. Já ouvi falar nesse assunto. Aliás, sempre que ando pelas ruas a cada fim de semana ou feriado, a maioria que tocam nos bares ou nos carros de som são desse ritmo e interpretada por elas - o que não acontecia há muito tempo. Afinal, as mulheres merecem respeito, seja na música ou em outra profissão.


#15 :: A ARTE ATRAVÉS DA INFÂNCIA
A minha querida amiga Gabriella Bordasch continua arrebentando no comando da Daterra Filmes. Um dos trabalhos que ela dirigiu em 2016 foi o documentário "A Arte Através da Infância", em parceria com a Caracol Escolinha. Com produção de Valesca Karsten, diretora da escola infantil, o documentário aborda a relação dos pintores com a arte durante a infância e a importância dela para as crianças. Quinze artistas gaúchos toparam o desafio proposto pela Valesca de "pintar alguma coisa pensando nas crianças". Os desenhos pintados por eles foram exibidos na exposição 'A Arte é a Melhor parte da Infância', criada por Caracol Escolinha no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, para a Semana da Criança. Segundo Valesca, a exposição visa estimular a sensibilidade das crianças com relação à arte. Junto com as telas, o documentário deve ser exibido no ano que vem no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). De acordo com a diretora, a exposição será levada ao museu em abril de 2017. Pra ver o belíssimo trabalho dirigido pela Gabriella Bordasch, assista o vídeo abaixo. E parabéns a querida Gaby e equipe da Daterra Filmes pelo belíssimo trabalho e também à Caracol Escolinha pela iniciativa.



#16 :: #OSCARS2016
Em 28 de fevereiro, teve a premiação do Oscar - promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos - em Los Angeles, EUA. O melhor filme de 2015 foi para "Spotlight: segredos revelados". O filme conta a história real de jornalistas que revelaram casos de pedofilia na Igreja Católica. Crimes que eram acobertados pela cúpula da igreja em Boston, nos Estados Unidos. O filme foi indicado a premiação seis vezes, mas venceu em dois. Além do Melhor Filme, levou também o Melhor Roteiro Original. Outro destaque foi o ator Leonardo DiCaprio - aquele que fez o 'Titanic' que no ano que vem completa 20 anos. Depois de quatro tentativas para concorrer o Oscar de Melhor Ator, ele finalmente garantiu a estatueta da categoria com o filme "O Regresso". Aliás, o filme dirigido pelo mexicano Alejandro Iñárritu - que garantiu a estatueta pelo segundo ano seguido - teve a maior indicação na 88ª edição com 12 indicações. Levou apenas três: Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. A melhor atriz ficou para a Brie Larson com o filme "O quarto de Jack". A animação brasileira "O menino e o mundo" perdeu o Oscar para "Divertida mente" e Lady Gaga perdeu o prêmio de canção original para Sam Smith. O filme "Mad Max: Estrada da Fúria" teve a maior premiação com seis estatuetas: Melhor Mixagem de Som, Figurino, Maquiagem, Edição, Direção de Arte e Edição de Som. A premiação foi comandada por Chris Rock. O apresentador aproveitou todo seu tempo com piadas mirando o racismo e o boicote ao Oscar proposto por algumas celebridades negras. Ele tratou o assunto com bastante sarcasmo e foi bem recebido pela plateia.

#17 :: #MISSBRASIL2016
Em 1º de outubro teve a 62ª edição do Miss Brasil em São Paulo, no Citibank Hall. E quem ganhou foi a Raissa Santana, do Paraná. A estudante de 21 anos e com 1,75 de altura é a segunda negra a vencer o concurso de beleza. A primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 17 de maio de 1986. Neste ano, o concurso registrou o maior número de participantes negras, em um total de seis candidatas. Em segundo lugar, ficou para a Danielle Marion, do Rio Grande do Norte. E a maranhense Deise D’anne, também negra, ficou em terceiro. Raissa vai representar o Brasil no Miss Universo 2016, que será no próximo ano, em 30 de janeiro de 2017 em Pasay, nas Filipinas.
Fonte: G1 SP

#18 :: A 8ª CAMINHADA PELA PAZ NO LITORAL SUL DA PB
Em Caaporã, Litoral Sul da Paraíba e Região Metropolitana de João Pessoa, ocorreu a oitava edição da Caminhada pela Paz, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Este ano teve mudança de data. Por conta da Semana Santa que foi mais cedo este ano, o evento ocorreu em abril. Estava marcado no 17 de abril - mesmo dia em que teve a votação do processo de Impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados, mas foi cancelada devido às fortes chuvas que atingiram a região. Por esse motivo, foi remarcado para o domingo seguinte, em 24 de abril. Apesar disso, o evento que já e tradição na cidade e região continua sendo o terceiro domingo de março e faz parte da programação da Novena de São José que ocorre no mesmo mês. O tema deste ano foi 'Paz, nossa responsabilidade'. Foram 64 minutos percorridos (mesmo tempo do que da última edição) nos quase 3 quilômetros. Foi bom a edição deste ano, apesar da mudança de data. Houve muita animação, registrei várias 'selfies' ao longo do percurso, mas senti falta da outra metade do pessoal das cidades vizinhas - em especial a de Pitimbu e Alhandra - que vieram pra cá nos últimos dois anos. Quem sabe no ano que vem convido pra participar. Mas foi muito bom a caminhada deste ano.

#19 :: FESTIVAL DE VERÃO DE SALVADOR MUDA DE DATA E LOCAL
Quem também mudou de data foi o Festival de Verão de Salvador. O evento que já é tradição no calendário da alta temporada saiu do início para o final de cada ano. No início deste ano, eu ficava pensando se não teria a edição deste ano. Bem, a organização divulgou as datas no segundo fim de semana de dezembro e ganhou novo local. Do Parque de Exposições para a Arena Fonte Nova - palco de partidas da Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016. A 18ª edição ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro e reuniu 19 atrações em quase 28 horas de música e três espaços: o Mix (pista), o Espaço Vibe e o Espaço Fly (camarotes). Pelo palco principal, passaram artistas como Ivete Sangalo, uma veterana na festa, Planet Hemp, que não tocava em Salvador há 13 anos, os estreantes da BaianaSystem, além de nomes consagrados como Saulo, Capital Inicial, Nando Reis e Wesley Safadão. Nos espaços Vibe e Fly, passaram nomes como Adão Negro, Danniel Vieira, DJ Luca Buzanelli e DJ Vibas. Segundo a iContent, responsável pelo evento, cerca de 45 mil pessoas marcaram presença nos dois dias do Festival. Para o gerente-executivo da empresa, Estácio Gonzaga, a edição deste ano foi a primeira de casa e cara novas, não apenas cumpriu o que prometeu ao público, como superou as expectativas da organização do evento. Ou seja, o Festival de Verão Salvador vai varcar a abertura da estação do sol aqui no Brasil e no Hemisfério Sul.

+ #PlanetaAtlantida2016
Quem não mudou de data foi o Planeta Atlântida. O maior e melhor festival de verão do Brasil ocorreu nos dias 29 e 30 de janeiro na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida, na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Foram 50 atrações distribuídas em quatro diferentes palcos e cerca de 20 horas de muita música e mistura de ritmos. E este que vos escreve não acompanhei todo o festival porque estava na praia naquele dia, mas destaco o primeiro dia que teve Magic!, Onze:20, Natiruts e Wesley Safadão (que por sinal, foi a estreia do ritmo forró eletrônico no Planeta, o que é inédito). Teve de tudo por lá. Para ver a minha análise, clique aqui. E no próximo ano - que está chegando - tem mais! Será nos dias 3 e 4 de fevereiro no local de sempre. Em 9 de fevereiro, completou 20 anos da 'maior festa do Planeta'. Durante duas décadas, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelas edições gaúcha e catarinense do Planeta Atlântida. Um festival que a cada ano, virou tradição no calendário do Verão brasileiro e tem, como sempre, uma mistura de ritmos.

#20 :: SUPERLUA PASSOU TRÊS VEZES NESTE ANO
O ano foi marcado pela 'Superlua', fenômeno que ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume. Também chamada de “lua de perigeu”, a superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu, segundo a Nasa (a agência espacial americana). Só em 2016 teve três ocorrências do fenômeno. Em 16 de outubro, 14 de novembro - considerada a maior em 68 anos - e 14 de dezembro. Na segunda passagem da 'Superlua', a distância do perigeu naquele dia foi de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948, informou o astrônomo e colunista do G1, Cássio Barbosa. Na terceira passagem, o fenômeno ofuscou os meteoros Geminídeos, destroços de um asteroide. Eles aparecem no céu uma vez por ano por estar no caminho da Terra em torno do Sol. De acordo com a Nasa, os observadores que tiverem sorte poderão ver a passagem dos meteoros em seus momentos de "chuva" mais intensa. A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas segundo os especialistas, a Superlua do século ocorrerá em 2052, quando a distância do perigeu será de 356.424 km. Como já teve três 'Superluas' em 2016, vou até pedir música nos 'Gols do Fantástico' - da TV Globo. E sugiro numa canção abaixo...



+ BÔNUS :: JOÃO PESSOA: O NOVO PARQUE SOLÓN DE LUCENA
E concluo com o fato que revolucionou a capital da Paraíba em 2016. A reurbanização do Parque Solón de Lucena, em João Pessoa, que ficou pronta depois de dois anos. Tudo começou em 10 de abril de 2014, com a retirada de resíduos sólidos que foram alojados no fundo e a construção de um túnel que liga a Lagoa às galerias pluviais que desembocam no Rio Sanhauá. Em julho do ano passado, houve a demolição dos 42 quiosques para a construção de apenas doze estabelecimentos ao redor do local. No final de setembro, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa interditou parcialmente o trecho do anel interno do local - entre a Rua Padre Meira até a Avenida Miguel Couto. O fim definitivo de veículos no anel interno foi em 23 de janeiro, quando a SEMOB interditaram o trecho que compreende a avenida Getúlio Vargas até a Miguel Couto. Com isso, o local não passa mais carros e ônibus. Aliás, quem passava para esperar o ônibus naquele local, também foi afetado. Quatro pontos de ônibus que atualmente eram no anel interno foram instalados no anel externo, entre a Rua Elizeu César e Avenida Almirante Barroso.

A inauguração aconteceu no dia 12 de junho, depois de 26 meses. E a data caiu no Dia dos Namorados aqui no Brasil, que, segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a data de entrega da obra foi lembrada porque representa uma história de amor com a cidade. O novo Parque Solón de Lucena conta com 12 novas praças, ciclovias, 14 quiosques e equipamentos como a pista de cooper, de skate, muro de escalada, academia da saúde, píer flutuante e um deck para contemplação. Além disso, o asfalto que passava carros e ônibus deu lugar à calçada onde os pedestres podem circular livremente ao redor do local. E não parou por aí, o local também dispõe de um posto fixo para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar. A iluminação foi reforçada, com a instalação de novas luminárias de maior potência. A área verde foi ampliada, com a plantação de centenas de mudas nos diversos espaços de convivência. O Parque também conta com três baterias de banheiros públicos, cada uma com um banheiro masculino adaptado e um banheiro feminino adaptado, somando um total de seis banheiros distribuídos no local. Também serão disponibilizados um banheiro de acessibilidade em cada um dos 14 quiosques do parque. Segundo a Secretaria de Comunicação de João Pessoa, o projeto teve um investimento total de R$ 37 milhões. É importante lembrar que o parque é tombado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Paraíba. Entre os eventos que passaram no local neste ano foi o Bem Estar Global, em parceria com a TV Globo, TV Cabo Branco e SESI que ocorreu no dia 9 de dezembro. Ficou muito bonita o novo 'Parque da Lagoa', local onde eu passo frequentemente. E vamos cuidar bem do principal cartão-postal do centro da capital da Paraíba.



E assim encerramos uma série especial sobre o que foi notícia em 2016 selecionados por mim. Para ver os destaques de outros meses, veja abaixo.

#05 :: TOP20 FRASES
#04 :: OBTUÁRIO
#03 :: COMUNICAÇÃO
#02 :: #RIO2016 + ESPORTES
#01 :: TOP20 NEWS

Espero que em 2017 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!

*Com informações e apoio do: G1, G1 PB, G1 RS, G1 PE, G1 CE, G1 SE, G1 AM, G1 RR, G1 DF, G1 GO, G1 RJ, G1 SP, G1 Campinas e Região-SP, G1 Norte e Noroeste-PR, Reuters, Agencia France Presse, Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal do Commercio, Folha de S. Paulo, Diario de Pernambuco, Correio*, Valor Econômico, O Globo, Jornal da Paraíba, RTVE.es, GLOBOESPORTE.com, SPORTV, Meio&Mensagem, TECMUNDO, Forbes e Site Oficial do Planeta Atlântida.

---