quinta-feira, 9 de julho de 2015

Pan de Toronto é um 'esquenta' para os Jogos Olímpicos no Rio em 2016!


Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começa daqui há quase um ano. Isso todo mundo sabe... Mas quem mora aqui nas Américas, o 'espírito olímpico' vai dar a largada com os Jogos Pan-Americanos, que ocorre a cada quatro anos e que antecede às Olimpíadas. A décima sétima edição do evento esportivo será em Toronto, no Canadá, e começa nesta sexta-feira, 10, e vai até o dia 26 deste mês. É a terceira vez que o país sediará o evento, sendo que as duas últimas edições anteriores foram em Winnipeg, tanto em 1967 quanto em 1999. Três dias antes da cerimônia de abertura oficial, no dia 7, vai realizar o primeiro evento do polo aquático. Aproximadamente 6 mil atletas dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas são esperados para competir em 28 esportes, entre as modalidades estão Atletismo, Basquete, Ciclismo, Natação, Triatlo, Voleibol e até Rugby. Aliás, desde anteontem, terça-feira, já estão acontecendo as partidas do Polo Aquático, tanto no masculino, quanto no Feminino.

Vista da cidade de Toronto, onde ao lado do CN Tower,
fica o Rogers Centre, onde realizará algumas competições do Pan'.

O 'Time Brasil' vai contar com mais de 600 atletas para o 'Pan' no Canadá. Em entrevista ao portal GLOBOESPORTE.COM, o diretor executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinicius Freire, afirma que não importa o número de medalhas no 'Pan' de Toronto, e diz que objetivo no evento é ficar entre os três primeiros no quadro de medalhas e, principalmente, dar o último passo na preparação visando os Jogos Olímpicos de 2016, que será no Rio de Janeiro. Vale lembrar que nas duas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, tanto no Rio de Janeiro (2007), quanto em Guadalajara (2011). Na última edição no México, o país conquistou 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes, totalizando 141.

Centro Aquático dos Jogos Pan-Americanos, onde
parte do investimento foram dos estudantes da Universidade.
As cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto serão realizadas no Rogers Centre, que por razões de patrocínio será chamado de Sede Pan-Americana de Cerimônias durante os Jogos. Dentre algumas instalações na cidade estão o Estádio de Exposições, os Campos Pan e Parapan-Americanos, o Centro de Exposições e o Centro Aquático Pan e Parapan-Americano. Além de Toronto, outras cidades espalhadas por Ontário irão sediar os Jogos, como Hamilton, Minden Hills e Welland. Segundo o Comitê Organizador do 'Pan', foram investidos cerca de R$ 6,5 bilhões, considerado o mais caro da história.

E os Jogos Pan-Americanos serão transmitidos no rádio e na televisão - como sempre. Aqui no Brasil, o 'Pan' vai passar na TV Record, na Record News - ambas na TV aberta - e o canal de TV por assinatura SporTV. Mas dou destaque para a rede de TV canadense CBC, que pela primeira vez, irá transmitir os jogos em ambas as línguas oficiais do Canadá, onde parte do país fala inglês e a outra parte fala francês.

Além do 'Pan', vão ser também realizados os jogos Parapan-Americanos que será entre os dias 7 e 15 de agosto. Os Jogos Pan-Americanos será uma 'esquenta' para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será no ano que vem. É pra sentir o clima.

*Com informações de GLOBOESPORTE.COM e Wikipedia.

---