segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Junho



O blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na sexta parte da série, vamos aos destaques de Junho.

Eu começo falando do maior evento esportivo que foi um 'esquenta' para a Copa do Mundo do ano que vem. É a Copa das Confederações, que aconteceu entre os dias 15 e 30 de junho e disputou em seis cidades: Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A estreia foi no dia 15, com o jogo Brasil e Japão, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A seleção brasileira venceu por 3 a 0. No dia 19, a seleção venceu, de novo, contra a seleção mexicana por 2 a 0. O jogo foi na Arena Castelão, em Fortaleza. E no dia 22, na Arena Fonte Nova, em um num jogo sofrido, a seleção brasileira venceu a Itália por 4 a 2 e com o bom desempenho, a seleção classificou para a semifinal contra o Uruguai e venceu no dia 26, por 2 a 1, no clássico sul-americano. No dia 30, chegava a grande final, no Maracanã lotado! A nossa seleção enfrentou a Espanha e venceu por 3 a 0 e conquistou o TETRACAMPEONATO na Copa das Confederações. Depois deste jogo, realmente a seleção acordou. Quem ganhou destaque na competição foi Neymar e Fred. É assim a seleção do Felipão!


Mas além do TETRACAMPEONATO da seleção brasileira, temos outros destaques na Copa das Confeserações. A Espanha, até que foi uma boa campanha, mas o principal destaque foi a goleada contra o Taiti no dia 20. Um placar de 10 a 0, que poderia ser de 13 ou 15 gols. E eu me comparei com o jogo do Santos x Naviraiense/MS pela Copa do Brasil de 2010, com o mesmo placar. Aí, pensei que chamasse os jogadores espanhóis os 'Meninos da Fúria', em comparação com os 'Meninos da Vila', que na época, em 2010, jogaram Neymar, Ganso, Robinho e companhia.


E o Taiti, hein?! A seleção da Polinésia Francesa não marcou nenhum gol na competição... No Primeiro jogo, no dia 17, a seleção jogou contra a Nigéria e perdeu por 6 a 1. No segundo jogo, no dia 20, perdeu (ou melhor, massacrou) para a Espanha por 10 a 0 e no terceiro jogo, no dia 23, perdeu para o Uruguai por 8 a 0. É tanta goleada que a seleção taitiana foi pra casa mais cedo,  mas a equipe agradeceu a torcida que acreditava no time. Merece a seleção taitiana, né?!

Apesar dos protestos pelo Brasil, foi um evento bem positivo e pra mim, dou a nota 9,6. E que na Copa do Mundo do ano que vem, vamos torcer juntos pela seleção Brasileira para jogar em casa e conquistar o HEXA!

Mas o mês de junho foi marcado por protestos que aconteceram em várias cidades do Brasil. Tudo começou no dia 6, em São Paulo, no protesto contra o aumento das passagens de ônibus e metrô. O ato foi organizado pelo Movimento Passe Livre, e afirmam que quase 20 mil pessoas confirmaram presença no evento via Facebook. Eles estimam que cerca de 5 mil tenham de fato comparecido, enquanto a PM afirma que 500 participaram. O ato contra as tarifas começou às 18h em frente ao Theatro Municipal. De lá, os manifestantes passaram em frente à Prefeitura de São Paulo e seguiram caminhada pelo Centro. O primeiro tumulto envolvendo a PM ocorreu após manifestantes colocarem fogo em cones da Companhia de Engenharia de Tráfego na bifurcação entre as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho, na região do Terminal Bandeira. No mesmo dia, teve outro protesto contra o aumento do transporte público, em Natal. Manifestantes da #RevoltadoBusão, ignoraram a autorização que a polícia tem para usar a força e fecharam totalmente a BR-101, nos dois sentidos, em frente ao shopping Via Direta. Pneus foram queimados e o trânsito está sendo desviado por dentro do conjunto Mirassol. E teve outros protestos contra o aumento da passagem da tarifa de ônibus em Maceió, no Rio de Janeiro, e algumas cidades brasileiras. E os centros das cidades e capitais viveram momentos de terror nos finais de tarde de junho. Lojas fechando as portas mais cedo, população com medo, e por aí vai. Os protestos, que em vez de ser pacífico, virou atos de vandalismo, causando destruições dos bens públicos nas cidades

Entre os protestos que marcaram o país no mês de junho, foi o do dia 20. Considerado a maior manifestação da história, 1,25 milhões saíram as ruas de 100 cidades brasileiras, para protestar que pode ser, não só contra o aumento da tarifa do ônibus, e sim, protestar as reivindicações de outras melhorias para o país, como o combate à corrupção e à repressão policial, investimentos na saúde e na educação e a redução de gastos com os grandes eventos esportivos, Copa e Olimpíada. Os protestos pelo Brasil, movimentaram a imprensa, principalmente das emissoras de televisão, como a Globo, que cobriu os protestos por três horas, deixando as duas novelas e o jogo da Copa das Confederações, foram cancelados. 

E por falar na imprensa, teve alguns casos durante os protestos. Em São Paulo, o carro de transmissão ao vivo da Record foi incendiado. No Rio, o carro de reportagem do SBT, pegou fogo. E no dia 13, enquanto fazia a cobertura do protesto em São Paulo, a jornalista Giuliana Vallone foi atingida no rosto por uma bala de borracha durante a manifestação contra a alta da tarifa, no Centro de São Paulo, Ela afirma que que seus óculos salvaram seu olho. Na manhã do dia 14, em sua página do Facebook, Giuliana Vallone, que também é produtora do programa 'TV Folha', contou detalhes sobre a avaliação médica pela qual passou e do momento em que ela e um colega de trabalho foram atingidos pelos disparos de balas de borracha da Tropa de Choque da Polícia Militar. Na postagem, a jornalista informa que após passar por exames clínicos nenhuma fratura ou dano neurológico foi constatado. Giuliana afirmou ainda que já consegue enxergar com o olho atingido. Ela passou a noite em observação no Hospital Sírio Libanês. No dia 15, ela se recuperou bem e recebeu alta. A cena da repórter da Folha atingiu o rosto durante a manifestação, se inspirou no fotógrafo, que chamou celebridades como Paloma Bernardi e Mayana Neiva, se maquiaram com o olho machucado no protesto chamado de "Dói em todos nós". Em entrevista ao G1, ele diz que quis representar “o soco que a gente toma na cara todos os dias. Aquele soco que a gente toma e não reage”.


Os protestos pelo Brasil, viraram notícia nos jornais e sites internacionais. E a avaliação do governo Dilma, caiu. A presidenta falou em rede nacional no dia 21. No pronunciamento, a presidente condenou o vandalismo e as depredações registradas em várias das manifestações e criticou a "minoria violenta e autoritária" que danificou prédios públicos. A presidente reiterou que o governo está ouvindo as "vozes" das ruas, mas não vai transigir com a violência. No dia 24, a presidenta Dilma Rousseff propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto a adoção de cinco pactos nacionais por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação. Em relação ao segundo pacto, a presidente apresentou a proposta de convocação de um plebiscito para que o eleitorado decida sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política. No dia 25, o ministro da educação, Aloízio Mercadante, disse que a presidente Dilma desistiu de fazer constituinte para a reforma política.

Demanda inspiradora dos atos, a redução da tarifa do transporte público foi atendida após duas semanas de protestos e confrontos nas ruas por prefeitos e governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e mais de dez cidades. Assim, várias cidades reduziram a tarifa entre 10¢ e o famoso 20¢.

Em uma pesquisa feita pelo Ibope em oito capitais, e divulgada pelo programa 'Fantástico' no dia 24, mostra que 38% dos entrevistados, apresentou motivos ligados à questão do transporte público. E 28% dos manifestantes se declararam contra o aumento das tarifas. Para outros 30% dos manifestantes, a principal razão de protesto não era o transporte público, era a política. E 24% disseram que estavam nas ruas contra a corrupção. Outros motivos de protesto considerados prioritários pelos manifestantes na pesquisa do Ibope: em defesa da saúde, 12%; contra a PEC 37 - a medida que tira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais - 6%; 5% contra os gastos com a Copa do Mundo; e outros 5% pela educação. A pesquisa disse ainda que 78% dos manifestantes, disse que se organizou para ir à passeata pelas redes sociais. Cerca da metade das pessoas nas passeatas, 46%, nunca tinha participado de uma manifestação de rua. A pesquisa do Ibope revelou um grande otimismo: 94% dos manifestantes acham que nas ruas vão promover as mudanças que reivindicam. E o lado negativo dos protestos, é que 66% disse que depredações de bens públicos e privados nunca são justificadas. A pesquisa Ibope foi feita no dia 20, depois que várias cidades brasileiras anunciaram a redução das tarifas nos transportes.

Um dos projetos que reivindicaram nos protestos foi a PEC 37, que no dia 25, foi derrubada na Câmara. Por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.

Agora a pouco eu citava que os protestos pelo Brasil movimentaram a imprensa brasileira. Mas nem sempre é assim. Aqui em João Pessoa, no dia 20, aconteceu um fato bizarro antes do protesto. No programa “Correio Verdade”, da TV Correio, afiliada da Record na capital paraibana, o apresentador Samuka Duarte, anunciou a seus telespectadores que mostraria imagens aéreas das manifestações na capital paraibana. Entusiasmado, ele anunciou que o canal 12 é a única do Estado a ter um helicóptero no local. Mas #enquantoisso, na TV Tambaú, afiliada do SBT, no programa “Caso de Polícia”, o apresentador Fábio Araújo, não pensou duas vezes em estragar a “brincadeira” do colega. O apresentador chamou um link ao vivo que entregava a armação da emissora concorrente. E não se tratava de um helicóptero sobrevoando o local, e sim, de uma equipe de externa na cobertura de um prédio filmando a movimentação na região filmando a Lagoa do Parque Solón de Lucena e o Centro da cidade. As imagens propositalmente trêmulas, tiveram um recurso de sonorização adicionado ao vídeo. Com o efeito, num primeiro instante, deu para parecer que se tratava de um helicóptero de verdade. Olha só as imagens. Dá pra acreditar...




E teve protestos na Turquia no mês de junho. Destaque para o dia 17, onde os confrontos entre manifestantes e a polícia em várias cidades da Turquia acabaram com mais de 500 pessoas detidas. Em Istambul, Ancara e várias outras cidades do país os manifestantes enfrentaram as forças de segurança até altas horas da madrugada, informa a imprensa local. Resumindo, teve situação de emergência na Turquia, onde os protestos começaram no dia 31 de maio e teve situação controlada no início de julho.

Protestos também na Grécia. O país está na crise financeira quando no dia 11, o ministro das Finanças grego, anunciou o fechamento da televisão estatal ERT, Rádio e Televisão Pública Grega. As emissoras ficaram fora do ar por volta da meia-noite do dia 12. O Ministério das Finanças anunciou pouco antes da meia-noite que a partir daquele momento a 'ERT' deixaria de existir, que a sede deveria ser desocupada e a programação suspensa 'até a aprovação de uma lei que estabeleça a criação de uma nova emissora pública'. O sinal caiu enquanto eram transmitidas informações ao vivo. Aí, milhares de pessoas se concentraram em frente à sede da emissora para protestar contra a medida e ficaram no local durante a madrugada. O sindicato de trabalhadores da imprensa convocou uma greve de 24 horas nas redes de TV no dia 12, e na imprensa escrita no dia 13. Emissoras de televisão privadas tiraram sua programação do ar por seis horas em uma demonstração de solidariedade, substituindo-a com publicidade e reprises. Nenhuma delas transmitiu o noticiário tradicional das 20h. A decisão de tirar a ERT do ar e demitir cerca de 2.600 funcionários desencadeou uma onda de protestos de sindicatos e parceiros da coalizão governista. Alguns dos canais da emissora saíram do ar antes mesmo do prazo.


Os três canais de televisão nacionais, juntamente com as emissoras de rádio regional, nacional e internacional, custam 300 milhões de euros à Grécia por ano, e Kedikoglou disse que a empresa havia se tornado um "caso típico de ... incrível desperdício". Aí, no dia 17, uma semana depois, o conselho de estado grego anulou temporariamente o fim da ERT, numa medida cautelar, e determinou que a ERT deverá permanecer aberta até que se crie uma nova televisão pública que foi lançado dias depois. A imprensa grega se transformou um caos no país! A Grécia tem batido recorde após a sua taxa de desemprego, que chegou em março com 26,8%.

E mais um capítulo da 'novela #paywall' que praticamente não tem fim. O jornal norte-americano 'The Washington Post', que costumava ser um forte defensor do livre conteúdo digital, passou a seguir o modelo de assinatura digital de jornais como New York Times e Wall Street Journal e adotou o #paywall no dia 12. Os leitores poderão acessar gratuitamente até 20 páginas, mas serão cobrados a partir da 21ª. Os pacotes de assinatura custarão entre US$ 9,99 e US$ 14,99 por mês, dependendo do nível de acesso aos diferentes aplicativos e versão impressa. Em um editorial publicado no dia 5, a publisher Katharine Weymouth disse que "sendo ou não um assinante, não vamos limitar seu acesso à homepage do Post, às capas das editorias, aos vídeos e aos classificados". Ela também descreve que visitas direcionadas ao Post por sistemas de busca ou por links compartilhados não serão contabilizadas no limite de 20 textos. O texto não comenta o anúncio realizado em março de que o sistema também manteria livre o acesso de estudantes, professores, funcionários públicos e militares, entre outros. Apesar da receita de propaganda digital ter crescido 6% em 2012, chegando a US$ 110,6 milhões, a novidade deve dar novo alento à circulação do jornal, que vinha caindo e perdendo anunciantes no impresso. É...

Após a morte de Roberto Civita, no dia 26, de maio, o grupo Abril anunciou no dia 7, que Victor Civita Neto assumiu a presidência do conselho editorial da companhia, antes ocupada pelo seu pai.E não é só isso, no mesmo dia, o grupo Abril anunciou uma reestruturação administrativa, que inclui a demissão de pelo menos sete executivos da companhia, citando a busca de melhores resultados. Além do fechamento de alguns dos títulos da editora. É...

No dia 16, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a FAO, premiou o Brasil, e mais 37 países, por ter reduzido a fome pela metade antes de 2015, meta de cumprimento dos objetivos do milênio das Nações Unidas. A cerimônia foi celebrada na sede mundial da organização, na capital italiana, e a ela assistiram vários presidentes, entre eles os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela), Ricardo Martinelli (Panamá), Porfirio Lobo (Honduras), a vice-presidente da República Dominicana, Margarita Cedeño de Fernández, e o vice-presidente da Nicarágua, Omar Halleslevens Acevedo. A FAO entregou diplomas por seu desempenho na redução da fome a outros dez países latino-americanos, além do Brasil: Chile, Cuba, Guiana, Nicarágua, Peru, Venezuela, República Dominicana, Honduras, Panamá e Uruguai.

Entre os fatos internacionais que marcaram o mês de junho, destaque vai para a Croácia, que no dia 30, se uniu a União Europeia, que teve comemoração e queima de fogos em Zagreb. Em seu discurso, o presidente croata, Ivo Josipovic, convidou a população ao otimismo, e falou na crise econômica como desafio e celebrou conquista com compatriotas. Quando ploclamou a independência, em 8 de outubro de 1991, a Croácia tem uma população de 4.437.460 habitantes, segundo dados do censo croata, em 2001. O PIB per capita é de US$ 18 milhões. O Índice de Desenvolvimento Humano é muito elevado: 0,805. A capital é Zagreb, que tem 804 mil habitantes, e é a maior cidade da Croácia, que banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de mil ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.

No dia 24, o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi foi condenado a 7 anos de prisão pelo Tribunal de Milão, na Itália, pelo caso Ruby. O magnata é acusado por prostituição de menores e abuso de poder. A condenação também prevê que ele fique inabilitado para exercer cargos públicos. Berlusconi, de 76 anos, estava sendo julgado desde abril de 2011 em Milão por prostituição de menores e abuso de poder. Berlusconi foi considerado culpado em cinco ocasiões, em primeira ou segunda instância, a penas que somam 11 anos e cinco meses de prisão, dos quais três anos devem ser descontados graças a uma anistia. São, em geral, casos relacionados a denúncias de corrupção, falsificação de contas e financiamento ilícito de um partido político. Em outros três julgamentos, ele foi absolvido ou se beneficiou da prescrição dos crimes, enquanto dois casos ainda estão sendo examinados por um tribunal de apelação. Veja a cronologia no site do G1.

Duas tragédias marcaram o mês de junho no Mundo. Na Argentina, um choque de trêns deixou pelo menos três mortos e 155 feridos em Buenos Aires, no dia 13. Acidente foi na periferia da capital argentina, próximo à estação Castelar. E no dia 28, um pequeno avião caiu em uma região de floresta no oeste da Guatemala, próximo à fronteira com o México, matando todos os seis ocupantes.

No #ESPORTE, destaque vai para o Basquete. No dia 20, o Miami Heat, conquistou o título da temporada 2012/2013 da NBA, nos Estados Unidos. O jogo foi equilibrado, e a vitória veio por 95 a 88, completando a série de 4 a 3 para a equipe de LeBron James e Dwyane Wade, decisivos na final. Criado no fim de 1987, o Miami Heat chega ao seu terceiro título na NBA, o segundo seguido. A franquia da Flórida, que amargou péssimos resultados em seus primeiros anos, também foi campeã em 2005/2006 e 2011/2012. Com o reinado de Chicago Bulls na década de 1990 na lembrança, a equipe segue a passos largos para iniciar um novo período de domínio absoluto na NBA. No basquete brasileiro, o Flamengo levou o título da temporada 2012/2013 da NBB. A partida foi no dia 1º. O pivô Caio Torres, que foi suspenso e esteve ameaçado de não jogar, comandou o ataque rubro-negro na final contra o Uberlândia por 77 a 70 e faz a festa de 16 mil torcedores.

Junho foi o mês de despedidas. No dia 12, O japonês Jiroemon Kimura, considerado a pessoa mais velha do mundo pelo Livro Guinness de Recordes, morreu de causas naturais, aos 116 anos, segundo a agência Kyodo. Nascido em 1897, aposentado japonês morreu no hospital, de causas naturais. O centenário deixa 7 filhos, 14 netos, 15 bisnetos e 14 trinetos. Ele trabalhou em um posto dos correios por cerca de 40 anos. Após se aposentar, ele começou a trabalhar na agricultura, o que fez até os 90 anos. Sua cidade, Kyotango, tem mais 94 centenários. A cidade, de 60 mil habitantes, lançou um projeto de pesquisa para saber quais os motivos da longevidade de sua população. O seu título passa a ser de Misao Okawa, uma também japonesa de 115 anos. No dia 16, morreu aos 94 anos, a escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky, que é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios educacionais, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov. Tatiana nasceu na Rússia e mudou-se para o Brasil aos 10 anos. Ela é considerada uma das mais importantes autoras do segmento no país. No dia 19, o ator James Gandolfini, famoso por interpretar Tony Soprano na série de TV "Família Soprano", morreu aos 51 anos na Itália. A informação foi confirmada pela HBO à agência de notícias Reuters. O ator estava de férias em Roma, na Itália, e morreu vítima de um ataque cardíaco, disse a porta-voz da HBO, Mara Mikialian. Segundo o TMZ, Gandolfini estava acompanhado de seu filho Michael. Marcy Wudarski, mãe de Michael e ex-mulher do ator, viajou para a Itália assim que soube da morte para ficar com o garoto. Nascido em Nova Jersey, nos EUA, James participou também de filmes como "O homem que não estava lá" (2001) e "O homem da máfia" (2012). Seu trabalho lançado mais recentemente foi o filme para TV "Nicky Deuce", de 2013. Ele também fez um papel de menor destaque em "A hora mais escura", de 2012. Exibida pela HBO entre 1999 e 2007, a série "Família Soprano" contou em seis temporadas a história da mais famosa família de mafiosos americana, liderada por Tony Soprano, interpretado por James Gandolfini, em Nova Jersey. E no dia 5, morreu o superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo. Júlio Rafael Jardelino da Costa tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Ele foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa e vereador. Ele assumiu a superintendência do Sebrae Paraíba em 2007 e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve uma ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e Júlio voltou a se candidatar, se elegendo para o quadriênio 2011-2014.

Os fãs da Banda Calypso ficaram surpresos em junho. Durante o festival 'São João na Capitá', no Recife, no dia 8, a cantora Joelma anunciou o fim da banda. A cantora tem intenção de se dedicar à música gospel, porém ainda sem data definida. O assunto ficou entre os mais comentados do Twitter na madrugada do dia 9. Segundo o portal G1, antes do anúncio do projeto de um disco só de músicas gospel na voz de Joelma, cantora do Calypso, a banda paraense já lançou faixas religiosas em CDs recentes. Um álbum apenas com músicas de louvor seria novidade na carreira do grupo, mas faixas sobre Deus misturadas às canções românticas e dançantes da banda aparecem na maior parte dos CDs e DVDs recentes. O empresário da banda Calypso, Fabio Macêdo, teria afirmado que o término não deve acontecer tão cedo, pois a banda tem compromissos profissionais até o fim de 2014. Depois, no entanto, ela estaria livre para começar sua nova carreira. Resumindo: os fãs terão um tempinho pra curtir a Banda Calypso com Joelma. 

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurado no dia 13, a maior 'torre retorcida' do mundo. É isso mesmo! A Torre Cayan tem 310 metros de altura e conta com 73 andares. Seu formato retorcido foi inspirado (acredite se quiser) na estrutura do DNA humano. Cada um de seus 73 andares possui uma rotação de um 1,2 graus, para dar o efeito de uma espiral de 90 graus ao edifício. O edifício custou o equivalente a US$ 272 milhões, cerca de R$ 580,5 milhões. Dubai está ficando famosa com os maiores prédios, como o Burj Khalifa Bulding, que é o maior prédio do mundo com 828 metros de altura e 160 andares habitáveis.

E pra terminar o resumo do que foi notícia em junho, um fato que surpreendeu nos bastidores da #TELEVISÃO. O apresentador Gugu Luberato deixou a Record após quatro anos. Segundo o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, no dia 6, ele não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses e por isso, decidiu deixar a emissora do bispo Macedo antes do fim oficial de seu contrato, que não renovou com a emissora. A Record informou que o rompimento entre as partes foi "amigável". O motivo da saída do apresentador seria corte de verbas no seu programa feito antes do final do seu contrato. A Rede Record só viria a confirmar a saída do comunicado da emissora no final da tarde dia posterior. No texto, o canal diz que a emissora e o apresentador consideram que o período de convivência profissional foi proveitoso para ambas as partes e atingiu seus objetivos, e ofereceu todas as condições para que Gugu e sua equipe desempenhassem o seu trabalho. Filho de portugueses, Gugu é considerado como um dos apresentadores mais consagrados da história da televisão brasileira, estando ao lado de nomes como Fausto Silva e Silvio Santos. E aí eu faço uma pergunta: Será que o Gugu vai voltar para o SBT, onde ele começou na televisão aos quatorze anos como assistente de produção do programa 'Domingo no Parque', apresentado por Silvio Santos e passou pelo 'Viva a Noite' e o 'Domingo Legal'? Vamos acompanhar o caso... Sim, Gugu apresentou o último 'Programa do Gugu', no dia 9, como você vê no vídeo abaixo. Veja.


E esses foram os destaques de junho em 2013, que teve os 30 anos da extinta Rede Manchete, comemorado no dia 5. Pra relembrar a história da emissora de primeira classe, que exibiu novelas como 'Pantanal', clique aqui pra ver o post especial. Essa emissora marcou história na televisão brasileira.







Com informações e apoio de: G1 RS, G1 PB, G1 RN, UOL, Pioneiro, Estadão Conteúdo, Diário Gaúcho, Terra, Wikipedia, The Wshington Post, Meio&Mensagem, Folha de S. Paulo, O Globo, RTVE.es, RTP, Público (Portugal), BBC, GLOBOESPORTE.com e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário