domingo, 29 de julho de 2012

Celulares da área de DDD 11, na Grande São Paulo terão nove dígitos a partir deste domingo


As operadoras avisam sobre a
mudança com SMS na Grande São Paulo.
Foto: Reprodução/G1São Paulo
Os celulares dos 64 municípios da área com DDD 11 em São Paulo ganharão o dígito “9” no início do número a partir de domingo, 29 de julho. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel para manter a oferta de novos números.

Segundo o portal G1 São Paulo, a mudança vai afetar apenas números de celular. Os telefones fixos e rádios não serão afetados. A alteração é obrigatória, gratuita e afetará todas as operadoras. Para minimizar os impactos no uso, haverá uma fase de transição, na qual o usuário será "ajudado" pelo sistema das operadoras.

Além da capital paulista, as cidades da área de DDD 11 são: Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

A mudança será gratuita e de responsabilidade das operadoras.  Algumas delas até já mandam mensagens informando seus clientes. Para evitar problemas, a Anatel dará um período de adaptação gradativa, com mensagens informando os usuários sobre a mudança . No dia 15 de janeiro do ano que vem, os números de oito dígitos passarão a ser considerados inexistentes.

A última mudança aconteceu em 1998, quando algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário