quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco: O primeiro latino-americano a assumir o pontificado

Créditos: Vicenzo Pinto/AFP

Nunca antes da história da Igreja Católica, elegeu um Papa latino americano pela primeira vez. Dom Jorge Mario Bergoglio, arcebispo (emérito) de Buenos Aires, se torna o primeiro da América Latina a assumir o pontificado.

O conclave, que quer dizer a votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro. Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks. O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.

A eleição do Papa começou às 3h (Horário de Brasília) de terça, 12, quando 115 cardeais foram para a Casa Santa Marta, perto da Basílica de São Pedro, onde ficaram confinados e sem saber dos acontecimentos do mundo. A missa de abertura foi ainda de manhã e o cardeal decano pediu 'unidade' na Igreja. Às 12h33, os cardeais fizeram procissão até a Capela Sistina e juraram o sigilo de um em um. Feito isso, o mestre de cerimônia diz em latim: "Extra omnes", que quer dizer, 'Todos fora'. Ou seja, os que não participaram do Conclave se retiraram da sala, enquanto os cardeais eleitores ficaram. Assim que as portas foram fechadas às 12h35, deram início o Conclave.

Às 15h43, saiu a primeira fumaça: mas é preta, ou seja, o primeiro dia do Conclave termina sem a escolha do novo pontificado.

No dia seguinte, após a segunda missa, duas horas depois do começo do segundo dia do Conclave, às 7h39, saiu mais uma fumaça preta, ou seja, o mundo (ou melhor, aqui no Brasil, acordamos) ainda não conheceu o novo papa. E aí venho a dúvida, será que o resultado do Conclave vai sair pela tarde?! Ainda pela manhã, o porta-voz do Vaticano, o Pe. Federico Lombardi, disse em entrevista coletiva, que a comunidade católica vive um momento histórico.

Durante todo o dia, assim como o dia anterior, o pessoal esperou para ver a fumaça sair mais uma vez, seja branca ou preta, apesar da chuva, do frio e temperatura baixa. Enquanto isso, uma gaivota aterrissou em cima de uma chaminé da Capela Sistina. E aí eu pergunto: Será que uma gaivota em cima da chaminé é um sinal de que vai sair a fumaça branca?

Anoiteceu no Vaticano e o público em paciência para saber quem é o novo papa. Eu, aqui no Brasil, fiquei ansioso e esperando as informações tanto pela internet, quanto na TV. Quando a Praça de São Pedro, no Vaticano, ficou cheia, às 15h06, saiu mais uma fumaça, e finalmente, é branca. Ou seja, 'Habemus Papam', quer dizer, Já temos o novo Papa! Aí, os sinos tocaram e o público que esperou por quase 30 horas, foi ao delírio. Alguns dizem que parecia a comemoração de uma final da Copa do Mundo, mas não é.

Veja o momento em que o repórter Daniel Scola, repórter do Grupo RBS ao Vaticano anunciou o anúncio da fumaça branca que elegeu o novo Papa. Ele ficou emocionado durante a narração. Confira!



Apesar da chuva, a multidão esperou por mais de 60 minutos para ver o novo pontificado. Enquanto isso, bandeiras de alguns países, inclusive o Brasil, foram levantadas. Às 16h22, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, anunciou em latim, o nome do novo Papa. Não foram os favoritos, como o Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo,e sim, um Argentino, que vai comandar a igreja católica do mundo. E a praça entrou em euforia.

Quando às 16h22, Horário de Brasília, 20h22, horário de Roma, de quarta-feira, 13 de março de 2013, o novo líder de 1,2 bilhão de fieis espalhados pelo mundo, apareceu pela primeira vez e foi aclamado pelo público na Praça São Pedro. O nome dele é Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, e vaise chamar de Papa Francisco. O primeiro jesuíta da história da Igreja Católica, parece ter ido buscar na tradição franciscana a simplicidade com a escolha do nome, que pode significar reformas na Igreja. O novo Papa, que não é jovem e nem tão velho assim, tem 76 anos.

De origem piemontesa, no norte da Itália, o Papa argentino falou em italiano e brincou: “Parece que meus irmãos cardeais foram buscar um Papa quase no fim do mundo”.

Em seu primeiro discurso, o novo Papa agradeceu a hospitalidade de Roma e pediu uma oração ao Papa Emérito Bento XVI. A multidão acompanhou o pai-nosso e a ave-maria. O Papa eleito afirmou que está iniciando um caminho com o povo, da caridade da Igreja, de fraternidade e amor. E pediu que, em silêncio, todos rezassem por ele. Deu a benção urbi et orbi, que quer dizer, à Roma e ao mundo.

Depois o primeiro discurso, o papa desejou boa noite em italiano. Assim, Roma e o Mundo já tem o novo Papa e acabou o período de Sé Vacante.

O Papa Francisco é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. Ele é tido como bem-humorado, conservador e brincalhão. Fez oposição veemente à legalização do casamento gay na Argentina. E é crítico do governo Kirchner. Mas pesam sobre ele denúncias de omissão no desaparecimento de dois jesuítas durante a ditadura argentina, entre 1976 e 1982.

Pra mim, a eleição do novo Papa foi muito emocionante. No dia do anúncio, eu não fui ao colégio por decisão da minha mãe e do meu irmão, e fiquei a tarde toda, e de PLANTÃO, pra saber o resultado do novo pontificado. Foi a cobertura pré-jornalística mais emocionante da minha vida, que eu vou guardar pra sempre. Mesmo uma pessoa católico (e eu sou uma baita pessoa respeitosa), o Papa vai ser bonzinho e vai fazer bem para a igreja do que o Bento XVI. Dou as boas-vindas ao novo líder da Igreja Católica do Mundo.

 ►Saiba mais 
Veja o perfil do Papa Francisco
Veja os desafios que terá o primeiro Papa latino-americano da história no G1
Veja como foi a cobertura da eleição do Papa minuto a minuto no G1

A posse do novo Papa está marcada na terça-feira, 19, no Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário