quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Acre e parte do Amazonas voltam ao fuso horário antigo neste fim de semana

O Brasil volta a ter quatro fusos horários diferentes.
A partir deste domingo, 10, o estado o Acre e em 13 municípios do estado do Amazonas, voltam a usar o fuso horário antigo. Ou seja, o horário do Acre vai voltar a ter duas horas a menos do que o Horário de Brasília e três horas a menos durante o período do Horário de Verão.

Até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte de Amazonas possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão. A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente. Desde a troca, o novo fuso horário havia causado polêmica e em 2010, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.

Mais para isso, teve muitas batalhas. A lei foi aprovada no Senado, no dia 8 de outubro, e enfim, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e foi publicada no 'Diário Oficial' no dia 31.

A mudança compreende todo o estado do Acre e treze municípios do estado do Amazonas: Tabatinga, Lábrea, Eirunepé, Atalaia do Norte, Beijamin Constant, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati e Paulini.

Sendo assim, o fuso do Acre e parte do Amazonas vai ser de -2h de Brasília e -5h do GMT, o Horário Meridiano de Greenwich.

Fonte: G1 AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário