terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Uma década da rede social mais curtida do mundo: o Facebook



Esse mês, a maior rede social do mundo faz uma década. O Facebook, que continua fazendo sucesso no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. O que começou como um site voltado para alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se tornou um ponto de encontro para amigos conversarem, compartilharem fotos e vídeos, e até organizarem manifestações.

Tudo começou no dia 4 de fevereiro de 2004, quando Mark Zuckerberg, de apenas 20 anos, e seus colegas de quarto em Harvard, o Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, criaram uma rede social. Inicialmente, o nome era chamado de "Thefacebook", e estava disponível apenas para os estudantes da universidade. O sucesso foi tanto na Harvard que o site, que mudou de nome para "Facebook", se expandiu para as outras universidades dos Estados Unidos e de outros países. Em dezembro de 2005, a rede social alcançou 5,5 milhões de membros.

Em 2006, o Facebook não para de crescer e alcançou 12 milhões de usuários e para aumentar o número de usuários conectados, o Facebook começou a aceitar o cadastro de qualquer pessoa com mais de 13 anos. Ou seja, não era mais necessário estar em uma faculdade. Além disso, o site criou o 'feed de notícias' e fez o visual das páginas mudar, adotando uma aparência similar à atual. Foi aí que foi definida a barra azul no topo e as páginas com fundo branco. Em 2007, uma surpresa para os criadores: 50 milhões de pessoas conectadas ao Facebook. Fez tanto sucesso que criou pela primeira vez uma versão mobile para celular, no qual como forma de acessar o site e de publicar e visualizar imagens enviadas por amigos.

Em 2008, o Facebook chegou aos 100 milhões de usuários e ultrapassou o MySpace. Foi a partir disso que passou do site voltado para universitários para entrar em definitivo uma rede social. Com isso, teve um novo visual que foi chamado de "Novo Facebook" ("The New Facebook", em inglês), criou um bate-papo e lançou um aplicativo para iPhone. Foi também no mesmo ano que o Português Brasileiro foi um dos novos idiomas adicionados. Em 2009, o Facebook criou o famoso botão 'Curtir', alem do primeiro game, o 'Farmville'.

Sede mundial do Facebook na cidade de Menlo Park,
no estado da Calofornia, nos Estados Unidos.
Entre 2010 e 2013 foi de muitas mudanças no Facebook. Implementou a Linha do Tempo ("Timeline") nas páginas dos usuários em 2011, criou uma versão para o Android, sistema operacional do Google e passou de um bilhão de usuários. O sucesso foi tão grande que abriu ações no Nasdaq, uma das Bolsas de Valores em New York City, e criou um filme sobre a história do Facebook e dos fundadores. O filme 'A Rede Social' levou três Oscar's em 2011 como Melhor Edição, Roteiro Adaptado e Trilha Sonora Original. E não para por aí! Este mês, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 16 bilhões. O serviço de mensagens instantâneas foi lançado em 2009 por ex-funcionários da Yahoo!, atinge 450 milhões de usuários ativos.

Hoje, o Facebook atinge 1 bilhão e 190 mil usuários mensais em todo o planeta, sendo 83 milhões são aqui no Brasil. A população mundial do Facebook é uma vez menos do que as populações da Índia e da China. Além do Brasil e dos Estados Unidos, Espanha, Portugal e Canadá são os países mais acessados da rede social. Aproximadamente, 81% dos usuários ativos diários da plataforma estão fora dos Estados Unidos ou Canadá. Uma mania que virou nas citações das músicas pelos artistas nacionais e internacionais como MC Bola, MC Gui, Limão com Mel, Latino e Esteman.

Com o Facebook, o internauta pode fazer de tudo, escrever (ou publicar) o que está acontecendo, compartilhar fotos e vídeos, conversar no bate-papo, jogar, enviar uma mensagem, além das curtidas e muito mais.

Uma mania que virou (e que está virando) um vício. Esta semana, eu achei no meu acervo de jornais, uma edição do Diario de Pernambuco, do dia 26 de outubro de 2011, falando sobre o lado oculto do Facebook. A psicóloga do Núcleo de Psicologia em Informática da PUCSP, Ana Luíza Mano, explica que quando um sujeito estar fora de uma rede social, como Facebook ou Twitter, é quase uma morte ou ser rejeitado. E nesse caso, já se falam em uma síndrome. E essa síndrome chama de 'desintoxicação das redes sociais'. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, chamou 200 estudantes entre 18 e 21 anos, para fazer um teste. Eles ficaram 24 horas sem usar a internet, além das outras redes sociais. Resultado: a maioria dos jovens apresentam uma espécie de síndrome muito similar a dependentes químicos em abstinência. Eles sentiram desejos incontroláveis, ansiedade, apreensão e tristeza profunda. O Facebook é bom, mas tem que ter controle. Tem que ter um horário para usar a rede social, assim como mexer na internet. Afinal, como diz o Milton Neves: 'Consulte o seu médico, porque vicia!'




Dez anos depois, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fez um balanço da primeira década em uma longa postagem e disse: "Quando eu reflito sobre os últimos 10 anos, me pergunto: 'por que fomos nós quem construímos isso?' Éramos apenas estudantes. Tínhamos muito menos recursos que as grandes companhias. Se eles tivessem se focado nesse problema, teriam conseguido [...] A única resposta que eu consigo pensar é: nós apenas nos importamos mais. Enquanto alguns duvidavam que era importante conectar o mundo, nós estávamos construindo. Enquanto outros duvidavam que isso seria sustentável, você estava formando conexões duradouras. Nós nos importamos mais que qualquer um em conectar o mundo. E fazemos isso até hoje".

E pra finalizar esse texto especial, eu vou contar no domingo, 23 de fevereiro, faz 3 anos que estou usando a minha conta no Facebook. Eu fiz o meu perfil em 2011. Nos primeiros meses, eu usava pouco, mas a partir de setembro de 2011, eu não parava de usar. Foram momentos alegres e tristes durante o período. Hoje, no meu perfil pessoal, tenho 786 amigos (a maioria que eu conheço pessoalmente e outros que eu conheço virtualmente e que não conheço pessoalmente, mas vou conhecer) e 310 fan-pages que eu curto. Foram tantas histórias que só cabem num vídeo que eu fiz no meu perfil. E esse serviço faz parte das comemorações dos 10 anos do Facebook, onde cada usuário da rede social pode ver em um formato 'retrospectiva' alguns dos fatos marcantes que relembra ano de cadastro, 1ª postagem e foto mais curtida.

Então, parabéns ao Facebook pelos 10 anos da rede social mais amado, odiado, criticado e viciado do planeta.

Com o apoio e informações: G1, ClicRBS/Diário de Santa Maria e Facebook Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário