quarta-feira, 16 de abril de 2014

Após 110 domingos, programa 'TV Folha' sai do ar na TV Cultura, mas continua na web


Equipe do programa 'TV Folha', que continua
publicando seus vídeos na internet.
Amigos, o programa 'TV Folha', do jornal 'Folha de S. Paulo' em parceria com a TV Cultura, saiu do ar no último domingo, 13, após 110 programas (Ou melhor, 110 domingos). O programa que eu mais gosto estava no ar desde 11 de março de 2012 e ao longo dos 110 domingos, o 'TV Folha' exibiu mais de 700 reportagens para a versão da TV Cultura. Entre elas, a cobertura dos protestos em junho do ano passado, que levou o Prêmio Esso como 'Melhor Contribuição ao telejornalismo de 2013'. Ainda durante a cobertura dos protestos, o programa 'TV Folha' foi a pioneira na televisão brasileira a usar drones para a captação de imagens, além da utilização da tecnologia do Google Glass para gravar vídeos nas passeatas. Com isso, a cobertura dos protestos na Folha gerou repercussão e vai virar um documentário, produzido pelo Grupo Folha, que vai ser lançado até o fim do primeiro semestre desse ano.

Ao longo dos 110 domingos, a audiência do programa 'TV Folha' cresceu, tanto na TV, quanto na internet, com um pico de 2,3 milhões de views, em junho de 2013, na cobertura dos protestos no país. Outras reportagens superaram 650 mil views. Além do Prêmio Esso, o programa ganhou destaque também do Prêmio Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

O último programa do jornal 'Folha de S. Paulo' foi ao ar no último domingo. Segundo o programa e a edição dominical do jornal, a experiência do programa 'TV Folha' cumpriu sua promessa na TV Cultura, tendo conseguido “criar uma cultura de videojornalismo na redação, inventando um formato inovador em relação ao telejornalismo e tradicional e ampliando em 65% a audiência do horário”. O Grupo Folha ressalta que a decisão de migrar para a web procura atender ao desejo crescente dos internautas por esse tipo de conteúdo nos sites de jornalismo, com o objetivo de criar o maior canal de vídeos na internet entre os jornais que circulam diariamente no Brasil.

O horário de exibição do programa na TV Cultura era às 19h30, com reprise às 23h. Com o fim do programa na televisão estatal, todo o conteúdo produzido pela 'TV Folha' passou a exibir exclusivamente na internet, nos sites da Folha, do UOL e do canal oficial no YouTube. O canal TV Folha será reformulado dentro do site do jornal, que agrupará o conteúdo em vídeos e artes animadas.

Pra terminar, eu digo que eu gostava muito do programa 'TV Folha'. Desde o primeiro programa eu assitia direto e não perdia um programa sequer, tanto na internet, quanto na TV. Depois, eu quase não assisti o programa por outros afazeres e só soube do último programa um dia depois da exibição na TV, o que fiquei surpreendido. Mesmo assim, até gostava da ideia. Apesar com o fim do programa na TV, vou acompanhar os vídeos da Folha de S. Paulo na internet. Foi e sempre será um dos melhores programas jornalísticos nos domingos.

*Com informações de Folha de S. Paulo, Meio&Mensagem e Portal IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário