sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nokia vai parar de produzir celulares e vai focar apenas nos smartphones Windows


O CEO da Nokia, Stephen Elot, e o CEO da Microsoft,
 Steve Ballmer, durante a aquisição de Nokia a Windows,
em 3 de setembro do ano passado.
A marca mais famosa da década de 2000 estão com os dias contados. Na última sexta-feira, 25, a Nokia, anunciou que vai parar a produção de celulares. Segundo o jornal Zero Hora, a decisão ganhou fôlego para Microsoft, ao conquistar um lugar de destaque entre gigantes da tecnologia que produzem smartphones. A empresa de Bill Gates, que ainda lidera o mercado de sistemas operacionais para computadores, perdeu há anos para a Apple e o Google a posição de definidora de rumos. O território que a nova Microsoft Mobile que substituirá a marca Nokia pretende conquistar é justamente aquele onde a companhia finlandesa reinou por cerca de uma década.

Em setembro de 2013, a Microsoft comprou a Nokia por US$ 7,18 bilhões e a operação ocorreu há dois anos depois que a empresa decidiu usar o sistema operacional Windows Phone, da própria Microsoft, em seus principais aparelhos em uma tentativa de recuperar o número de vendas, o que não aconteceu. Segundo o portal TechTudo, a notícia pegou os usuários de surpresa não só pela transação, que já era especulada há algum tempo, mas também pelas dúvidas a respeito do futuro da companhia finlandesa, que desde 2011, a Nokia fabrica a linha Lumia, com Windows Phone, além dos celulares Asha. Além do posível fim da marca finlandesa.

Clique para Ampliar

A partir do filme 'Matrix', de 1999, a Nokia virou uma das maiores empresas de telefones celulares do mundo. Um dos primeiros modelos no Brasil foi o Nokia 6120 - que para alguns eram chamados de 'celular-tijolo'. Muita coisa mudou ao longo dos 15 anos, tanto aqui no Brasil, quanto no mundo. Numa época em que os aparelhos móveis serviam apenas para falar e mandar mensagens SMS, os aparelhos da Nokia detinham mais de um terço do mercado. Depois vieram os smartphones, híbridos de telefones e computadores personalizados, e a finlandesa ficou para trás. Atualmente, ela fabrica celulares normais, com touch screen e smartphones da própria marca. Desde o primeiro dia de 2014, a Nokia encerrou o suporte a novos aplicativos para Symbian e MeeGo.

Eduardo Tude, presidente da consultoria de comunicações Telecom, aponta a hesitação da Nokia na escolha de um sistema operacional como causa do declínio. Enquanto a maioria dos fabricantes adotava o Android, do Google, os iPhones da Apple encantavam com o iOS e a Blackberry se consolidava no nicho corporativo, a Nokia primeiro desenvolveu o malogrado Symbian e depois perdeu tempo até optar pelo sistema Windows Phone, da Microsoft. Era tarde demais para recuperar o quinhão de mercado perdido. Ele lembra que a Nokia ainda é líder nas vendas de celulares comuns, mas reconhece que é no campo dos smartphones que são travadas as grandes batalhas pelo domínio tecnológico – e ampliar o espaço nesse segmento será o desafio da Microsoft Mobile.

Resta saber uma pergunta: Qual será o futuro da Nokia na era Windows nos próximos anos? A marca finlandesa vai dar a volta por cima? Cenas dos próximos capítulos...

*Com informações de TudoCelular.com, Olhar Digital e G1

Um comentário:

  1. Eu acho um absurdo parar de fabricar a melhor marca de telefone que já existiu na face da Terra

    ResponderExcluir