domingo, 20 de julho de 2014

#CopaDoMundo2014 // A visão geral sobre o Mundial no Brasil durante um mês



A Copa do Mundo FIFA 2014™ que eu vi...

...ruas, casas e pontos da cidade se enfeitaram em verde-amarelo, como acontecem a cada quatro anos. E numa expectativa total para gente antes e durante a Copa do Mundo.

...turistas alemãs, ingleses, holandeses, colombianos, japoneses, argentinos, norte-americanos e do mundo inteiro, que acompanharam e encantaram o Brasil antes, durante e depois do Mundial.

...a primeira vez que eu coleciono o Álbum Oficial Licenciado do Mundial e que eu vou guardar para sempre.

...jornais impressos (dos sérios aos sensacionalistas), incluindo os esportivos, deram destaque para o Mundial durante o período, e estamparam nas primeiras páginas dos periódicos do Brasil e em outros países.

...a abertura e o primeiro jogo da Copa aconteceu no Dia dos Namorados (Valentine's Day) aqui no Brasil.

...no jogo de abertura, o Brasil fez o primeiro gol contra do Marcelo, mas virou o jogo e ganhamos a Croácia por 3 a 1.

...a atual campeã Espanha que voltou pra casa mais cedo logo na Primeira Fase após de goleadas de Holanda e Chile.

...a surpreendente Costa Rica que 'enterraram' a Itália, Uruguai e Inglaterra no 'Grupo da Morte' e classificou pela primeira vez para a próxima fase.

...a mordida de Luis Suárez com o italiano Chellini, que foi punido pela FIFA e o Uruguai 'morreu' nas oitavas-de-final.

...a Arena Fonte Nova, de Salvador, que virou o palco de goleadas.

...a primeira vez que usa a Tecnologia da Linha do Gol, o 'Goal-line Technology', que o computador mostra se foi ou não foi gol.

...as arbitragens que falharam demais durante a Copa do Mundo.

...novos talentos como James Rodrigues (COL) - maior artilheiro do Mundial, Müller (GER) e Neymar (BRA).

...a primeira vez sem o glorioso Luciano do Vale - que morreu em abril deste ano. E a nova geração de narradores como José Luiz Datena (Bandeirantes), Alex Escobar (Globo), Rembrandt Jr. (Globo) e Teo José (Bandeirantes), que arrebentaram.

...e acompanhei os jogos em alta definição (HDTV - pela primeira vez) e alguns fora de casa, apesar de não ter ido ao estádio e comparecer a Fifa Fan Fest. Também acompanhei pela internet e redes sociais. Foi a sexta Copa do Mundo na vida.

...repórteres de Televisão que ganharam beijo de torcedores estrangeiros ou brasileiros.



...a invasão argentina nas cidades onde teve jogos da seleção. A Porto Alegre 'alaranjada' com os torcedores da Holanda a caminho do estádio - como mostra a foto acima. E os chilenos que, sem ingresso, invadiram o Maracanã, quebraram parcialmente o centro de imprensa no local e foram expulsos do país.

...a nossa seleção que começou bem, que a torcida cantou o hino à capela, que confiava nos jogadores e acreditava que o sonho do HEXA seria conquistado no nosso país, mas estragou a festa pela vergonhosa partida de 7 a 1 da Alemanha na Semifinal que tirou da grande final e virou um 'Mineiratzen'. E o fim foi terrível: 3 a 0 para a Holanda na disputa do terceiro lugar.

...a seleção brasileira que durante quase dois meses teve pouco treino e muitas folgas. E a maioria que eles treinavam foram de baixa intensidade como chuva, neblina e frio.

...a seleção alemã de Joachim Löw, de Müller, Götze, Miroslav Klose - que passou o Ronaldo e tornou o maior artilheiro das copas com 16 gols, Kross e companhia que fez uma ótima campanha, deu uma lição no Mundial e que sirva de exemplo para a nossa seleção.

...a primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo no continente americano.

...a primeira transmissão em TV de ultra alta-definição (4K), que exibiu três partidas. TV Globo e SporTV transmitiram em caráter experimental no Brasil.

...poucos protestos e manifestações contra o Mundial nas cidades brasileiras.

...a mais animada e mais emocionante antes, durante e depois do Mundial. E com um gosto de quero mais.



Enfim, entre tantos e outros fatos que marcaram a Copa do Mundo da FIFA 2014™ durante 32 dias, esse foi a melhor de todas as edições do Mundial em 84 anos. E assim que nos encerra a cobertura da Copa do Mundo no Brasil, que foi de fortes emoções. A próxima será na Rússia (ainda sem data prevista) daqui a 1418 dias - contando a partir de hoje. E quem sabe, a nossa seleção conquista o sexto título nas terras russas. Então, até 2018!

 ►Veja Também 
O Raio-X da Copa
A primeira fase de fortes emoções
Tudo sobre as quartas-de-final
A humiliação da seleção brasileira nas semifinais
A Alemanha é TETRA!

*Com informações e apoio do GLOBOESPORTE.com, UOL e Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário