quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #03 :: Março



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na terceira parte da série, vamos aos destaques de março, que teve fortes emoções.

O #Carnaval deste ano foi em março. Uma festa de alegria no Recife, Olinda e no Rio de Janeiro. Em Salvador, a festa (que teve o grande sucesso da música 'Lepo Lepo', do grupo Psirico) foi marcada pela despedida. O cantor Bell Marques se apresentou pela última vez no comando do Chiclete com Banana. Na terça-feira de carnaval, no dia 4, a emoção foi grande, tanto para o cantor, quanto para os foliões, em especial a 'nação chicleteira'. Quando chegou à Praça Castro Alves, no fim do percurso do Circuito Campo Grande, Bell Marques chorou e ganhou abraço de despedida dos ex-companheiros de banda que tinham uma relação de 33 anos. Quem assume os vocais no lugar de Bell é Rafa Chaves, ex-Via Circular. Depois da despedida no Chiclete com Banana, Bell Marques foi ao Circuito Barra-Ondina e começou a cantar como carreira solo no final da noite do mesmo dia, e revelou que está vivendo um mistura de sentimentos. A despedida foi no Carnaval deste ano, mas o anúncio foi em setembro de 2013, por decisão dele. O cantor foram uma das marcas registradas da banda e sempre será uma marca registrada no ritmo Axé. Com certeza, vai ficar para história o Carnaval em Salvador deste ano. E para o Bell Marques, só tenho dizer que o seu amor com Chiclete com Banana, 'valeu demais'!

No domingo de Caranaval, teve a premiação dos melhores do cinema do ano passado. A premiação do #Oscar2014 aconteceu no dia 2, em Los Angeles. O filme 'Gravidade' levou sete oscars como Melhor Diretor, Efeitos Visuais, Edição e Mixagem de Som, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original. Já o filme '12 anos de Escravidão' levou três oscars: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado. O italiano "A grande beleza" ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Com isso, foi quebrado um jejum de 15 anos sem vitórias da Itália na categoria. O país tem agora 11 estatuetas, e segue líder de estatuetas para estrangeiros. Mas o principal destaque da premiação do Oscar 2014 foi muito mais além do que já viu de tudo... Comandado pela Ellen DeGeneres, a apresentadora mostrou simpatia e bom humor do início ao fim da premiação. Como a pedida de pizza, que foi distribuída com ajuda de um entregador para Brad Pitt e outros atores das primeiras fileiras. E Ellen reuniu com Meryl Streep, Julia Roberts, Lupita Nyong'o, Jennifer Lawrence e grande elenco, para tirar a famosa 'selfie' tirada no celular da apresentadora e postou no Twitter, onde o 'tweet' com a foto tirada por ela superou 2 milhões de retweets, batendo recorde que era de Barack Obama, em novembro de 2012. Com certeza, vai ficar para a história...



O principal destaque de março no noticiário internacional é entre Ucrânia e Rússia, onde dois países estão acirrados por conta da crise. A começar pela Crimeia, uma comunidade autônoma que era da Ucrânia. Era, porque no dia 16, um referendo realizou no local para se anexar à Russia e 96,8% da população dos votos aprovaram a adesão a Moscou. Isso porque a maior parte da população da Crimeia é russo, e a cidade de Sebastopol, da era soviética, era sitiada pelos invasores nazistas, onde têm uma ressonância emocional muito forte, por já ter sido parte do país e ainda ter a maioria de sua população de origem russa. A península da Crimeia fica em uma área estratégica do Mar Negro, muito próxima do sudoeste da Rússia. A maior parte da frota russa no Mar Negro está na região autônoma, com um quartel-general na cidade ucraniana de Sebastopol. Para a Ucrânia, independente da Rússia desde o colapso da União Soviética em 1991 e em meio a uma crise econômica, a perda da Crimeia seria um enorme golpe. Dois dias depois do referendo, o presidente russo fez um discurso em que reconheceu a soberania do território ucraniano, dizendo que a Crimeia 'sempre foi e sempre será parte da Rússia'. No dia 30, a população de Crimeia adotou o fuso horário de Moscou e adiantaram os relógios em duas horas. A Crimeia também trocou de moeda, o 'rublo', e de outros serviços da Rússia. O resultado não foi reconhecido pelo Ocidente. Mesmo assim, Putin e o auto-proclamado governo da Crimeia assinaram um tratado de adesão, e a incorporação foi ratificada. Em seguida, tropas que seriam russas passaram a cercar e invadir postos militares na Ucrânia, onde convocou todas suas reservas militares para reagir a um possível ataque russo e afirmou que se trata de uma "declaração de guerra". A escalada de tensão também levou a uma ruptura entre as grandes potências, com o G7 condenando a ação e cancelando uma reunião com o governo de Moscou. Em meio à crise, a Comissão Europeia divulgou um plano de ajuda de pelo menos € 11 bilhões para a Ucrânia.

O voo MH370 da Malaysia Airlines saiu no dia 8, de Kuala Dumpur e chegaria à Beijing, na China. Mas no meio do caminho, desapareceu. Pouco depois de decolar, o avião mudou radicalmente de rota, girando a oeste e depois ao sul, em direção ao oceano Índico, onde teria caído por falta de combustível. Desde então, muitas buscas aconteceram, mas nada feito. No dia 24, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou que o avião caiu no Oceano índico. Nenhuma das 239 pessoas a bordo sobreviveram. Momentos antes da coletiva, a companhia aérea enviou uma mensagem por SMS às famílias dos passageiros, anunciando que admite que todas as evidências sugerem que o avião tenha caído no Oceano Índico e que não há sobreviventes. O acidente do voo MH370 da Malaysia Airlines teve o pior desastre aéreo dos últimos dez anos. Apesar das buscas aéreas e submarinas realizadas na costa ocidental da Austrália, não se sabe onde o avião caiu e até agora nenhum rastro da aeronave foi encontrado.

Clique para ampliar



Mais um caso de racismo em março. Desta vez não foi o jogador, e sim foi o árbitro, Mário Chagas da Silva. O árbitro diz que ouviu ofensas e xingamentos como “macaco”, “teu lugar é na selva”, e “volta para o circo”, entre outros. As ofensas foram percebidas também no intervalo da partida. Depois do confronto, que terminou com a vitória de 3 a 2 do Esportivo sobre o Veranópolis pelo Campeonato Gaúcho, Márcio Chagas se deparou com mais um problema. No estacionamento do estádio, encontrou seu carro particular amassado e com algumas bananas. Em entrevista para a RBS TV Porto Alegre, ele disse emocionalmente que pensava no seu filho. O assunto ganhou repercussão e solidarizaram o árbitro, que foi eleito quatro vezes o melhor árbitro da competição. Em 24 de abril, Márcio Chagas da Silva se aposentou aos 37 anos e virou comentarista de arbitragem da RBS TV, durante as transmissões de jogos dos times do Rio Grande do Sul. Enquanto isso, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul puniu o Esportivo por cinco mandos de campo e multa de R$ 30 mil.

Outro caso de preconceito, só que desta vez foi contra os nordestinos. No dia 26, um funcionário da operadora Avianca postou uma mensagem em seu perfil no Facebook ofendendo a região Nordeste. Durante as férias em João Pessoa, o usuário reclamou do mau atendimento em um restaurante na capital paraibana com palavrões e chamou o Nordeste de 'escroto', 'relaxado', 'medíocre' e 'nojento'. No dia seguinte, o caso ganhou repercussão graças ao apresentador Nilvan Ferreira, em sua conta no instagram. E quando foi repreendido pelos próprios amigos no Facebook, o piloto usou a rede social para pedir desculpas, poucas horas depois. Ele explica que tem muitos amigos na Região Nordeste e tem uma namorada que conheceu no Recife. No fim das contas, a companhia aérea anunciou no dia 28, a demissão do piloto 'mal educado' e 'sem noção', e em nota na sua fanpage oficial no Facebook, declarou que repudia o comentário feito pelo piloto, e reforça o respeito e a admiração por todos os povos brasileiros.


Em João Pessoa, o torcedor caiu no fosso ao comemorar o gol do seu time, o Auto Esporte, durante a contra o Sousa no Estádio Almeidão, pelo Campeonato Paraibano no dia 9. A queda foi de uma altura de mais de três metros e deixou o torcedor gravemente ferido. Ele foi socorrido por uma equipe de resgate que estava no estádio e levado para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu e morreu na madrugada do dia 10. Tibério Barreto, de 41 anos, era porfessor de Biologia do colégio Lyceu Paraibano, no centro da capital paraibana, há um ano e dois meses. Parentes próximos ao professor relataram que no mesmo dia, 10, ele ia defender a sua tese de mestrado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tibério sempre frequentava os estádios onde houver jogos do seu time do coração, o Auto Esporte. No velório, amigos e parentes tinham uma mistura de sentimentos, como tristeza e surpresa. Tibério Barreto deixa a mulher e dois filhos. O fosso do Almeidão tem três metros de altura, mas a queda foi de um local ainda mais alto, já que há uma grade de proteção de cerca de um metro, por cima da qual o torcedor caiu. A morte do torcedor do Auto Esporte ao cair no fosso no Almeidão foi mais um de vários problemas que aconteceram durante a primeira fase do Campeonato Paraibano 2014, que teve jogos adiados por causa da dos estádios e atrasados como por falta de médico e até times que entraram em campo com a mesma cor de uniforme. Sem também falar das rodadas remarcadas. Com isso, quem perdeu foi o torcedor de clubes paraibanos. Uma pressão que virou uma novela chamada 'O Interminável Campeonato Paraibano'!

No metrô de São Paulo, a cada hora para sair e voltar para o trabalho, o trêm fica lotado e vira rotina para os paulistanos. Isso todo mundo sabe. O que não sabe, é que uma coisa que revoltou as mulheres no mês de março. A cada lotação de metrô, os 'sem noção' tiram fotos das partes íntimas das mulheres, inclusive por baixo da saia e até 'encoxando' a passageira. O que virou assédio sexual no metrô e revoltaram as mulheres. O fenômeno, conhecido como “frotteurismo” (ato de esfregar-se em outra pessoa), é chamado nas comunidades investigadas pelos termos “encoxadas” e “encoxadores”. Para praticar o crime, homens 'sem noção' usam telefones celulares, máquinas fotográficas e até microcâmeras escondidas para registrar o abuso contra as vítimas dentro de ônibus, e dos vagões e plataformas do Metrô e trens lotados. O objetivo é encostar ou exibir o órgão sexual masculino no corpo feminino. As mulheres vítumas de abuso denunciaram e resultado: a Polícia prendeu quase 20 'tarados', acusados de qualquer tipo de abuso sexual das passageiras no metrô. Um fato absurdo que até a presidenta Dilma Rousseff tuitou sobre o caso que envergonhava a sociedade.

No Pará, parte ponte Alça Viária desabou no na noite do dia 23. Motivo: uma balsa que transportava óleo, destruiu um dos pilares da construção, localizada a cerca de 120 km de Belém. A ponte danificada faz parte de um complexo de pontes e estradas que liga Belém aos municípios do interior do estado. Ninguém ficou ferido. Com o incidente, foi rompida parte da estrutura, que possui cerca de 900 metros de extensão e 23 vãos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, cerca de 50 metros da ponte, localizada no quilômetro 48 da rodovia PA-483, foram destruídos com o acidente. A ponte da Alça Viária ficou interditada durante mais seis meses. A previsão é que o serviço seja finalizado até dezembro.

No estado norte-americano da California, um terremoto de magnitude 4,4 atingiu a região de Los Angeles no dia 17. O tremor assustou os apresentadores do telejornal matinal na emissora local KTLA-TV, que fica em Hollywood. Os âncoras Chris Schauble e Megan Henderson ficassem assustados ao sentir o tremor do prédio, interrompessem a leitura das notícias e se esconderam embaixo da mesa ao sentirem um terremoto durante transmissão ao vivo. A emissora mostrava a hora exata do que aconteceu, foi por volta de 6h25 (horário do Pacífico - Costa Oeste). Segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o epicentro atingiu alguns quilômetros de Beverly Hills, assim como nas regiões de Orange, Riverside e Santa Barbara. Ainda bem que ninguém ficou ferido, mas o maior susto que levou dos apresentadores...



No #ESPORTE, destaque para a corrida de rua Track & Field Run Series, que aconteceu no dia 23, em João Pessoa. Na segunda edição do evento, mais de 1.500 pessoas se inscreveram para participar da corrida, como informa a organização. Além de João Pessoa, outras dezessete estados do Brasil também se realizam as edições da corrida que ocorre a cada ano. A intenção é oferecer conforto, comodidade e segurança aos atletas, uma vez que isso confere no melhor andamento da prova e maior assistência aos inscritos. Na edição de João Pessoa, dois circuitos foram realizados simultaneamente, sendo um de 5 km e outro de 10 km. Parabéns aos vencedores da corrida.



Duas personalidades morreram em março. No dia 13, morreu aos 81 anos, o ator Paulo Goulart. Ele estava internado no hospital São José, em São Paulo, e faleceu em decorrente de um câncer renal avançado. Ao longo de sua carreira, iniciada quando ainda era adolescente, Goulart destacou-se por seus trabalhos em novelas como 'Roda de fogo' (1986), 'Fera Radical' (1988) e 'O dono do mundo' (1991), ambas da Rede Globo. Participou de filmes, teatro e até comerciais de televisão. Seu último trabalho foi a novela 'Morde & Assopra', em 2011. Ele deixa a mulher, Nicette Bruno, e seus três filhos. No dia 21, morreu o humorista Aloísio Ferreira Gomes, mais conhecido como Canarinho. Ele tinha 86 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. O comediante nasceu em Salvador e começou a atuar aos 17 anos. Trabalhou no rádio, cinema e televisão. Ficou conhecido no programa 'A Praça É Nossa', do SBT.

Há 50 anos, no dia 31 de março de 1964, houve o Golpe Militar. Com a queda de João Goulart, foi o início de uma ditadura militar que durou duas décadas no Brasil, comandando quatro generais militares e 17 atos institucionais, entre elas, estão o AI-5. Em dezenas de instalações militares e policiais espalhadas pelo país, 362 pessoas morreram ou desapareceram depois de serem presas. A queda do regime militar ocorreu em 1985, quando após uma grande mobilização popular, o Brasil voltou a ter um civil na presidência, que é Tancredo Neves, que morreu antes de ser empossado e no lugar, assumiu o seu vice, José Sarney. Quatro anos depois, em 1989, os brasileiros puderam novamente escolher, por eleições diretas, o presidente do país.

No #HighTech, destaque para o primeiro smartphone de tela curva do mundo. O LG G Flex, chegou ao Brasil no dia 10 e tem a tela OLED de 6 polegadas ligeiramente curva, onde a característica que mais se destaca no aparelho é a sua carcaça. Isso porque o smartphone tem um revestimento de plástico que se "regenera" sozinho de arranhões e aguenta uma pressão até 20 vezes maior que outros aparelhos. O G Flex vem ainda com um processador de 2.2 GHz de quatro núcleos ("quad core"), roda o sistema operacional Android, e com uma câmera traseira com resolução de 13 Megapixels. É (mais ou menos) como se fosse um telefone improvisado.

No dia 15, a TV Aratu, de Salvador (BA), completou 45 anos. A emissora foi fundada em 15 de março de 1969, tornando a segunda afiliada da Rede Globo no Brasil e a primeira da região Nordeste. No início da década de 1970, foi a primeira emissora de televisão na Bahia a transmitir em cores e no início dos anos 1980, se instalou as primeiras retransmissoras no interior da Bahia e passou a receber a programação da Globo no Rio de Janeiro, via satélite. O sucesso entre a Aratu e a Globo foi tão grande que em janeiro de 1987, a TV Bahia, que era transmitida pela Rede Manchete, passaria a transmitir a programação da Globo. Enquanto isso, a TV Aratu e a TV Bahia exibiram a programação da Globo em dois canais simultaneamente, que durou três dias no estado. Mas com a afiliação total a Globo pela TV Bahia por uma disputa judicial, a TV Aratu ficou com a grade da (extinta) Rede Manchete. Com a afiliação da emissora de Adolpho Bloch, a situação da TV Aratu foi baixa após com o rompimento com a TV Globo, mas entre 1988 e 1992, a emissora deu a volta por cima e se tornaram líderes de audiência. Com a crise financeira da Manchete, a TV Aratu se afiliou ao Central Nacional de Televisão, a CNT, das Organizações Martinez, e chamou CNT Aratu, que durou até junho de 1997, quando a emissora se afiliou ao Sistema Brasileiro de Televisão, que era transmitida pela TV Itapoan, que foi comprada pela Rede Record. A TV Aratu é uma das emissoras mais antigas do estado da Bahia, que cobre 95% do território baiano.

No dia 26, o jornal 'A Tribuna', de Santos, SP, completou 120 anos. O jornal teve a primeira edição em 26 de março de 1894, pelo nome 'Tribuna do Povo' pelo maranhense Olímpio Lima, trazia em sua primeira edição de quatro páginas quase sem gravuras um destaque para o editorial do redator-chefe e também proprietário. Em 1896, o jornal virou diário e ganhou mais páginas e em 19 de dezembro de 1899, mesmo frágil fisicamente, o jornalista que mudou-se para São Paulo, onde restabeleceu a antiga folha Comércio de São Paulo, regressou a Santos e fundou A Tribuna, jornal que logo teve o reconhecimento da população como uma legítima continuidade da Tribuna do Povo, que teve sem sucesso. Ao longo de um século e duas décadas, o jornal mudou o grafismo e formato. A última refórma gráfica aconteceu em 2007. O jornal A Tribuna circula em Santos e em toda a Baixada Santista, com uma tiragem entre 28 mil e 42 mil exemplares - segundo dados do Instituto de Verificação de Circulação. É o sétimo jornal mais antigo (e atualmente em circulação) do Brasil.

No dia 25, o jornal 'Pioneiro', de Caxias do Sul, RS, passou a cobrar pelo acesso ao seu conteúdo digital. Seguindo com a tendência mundial, o jornal da Serra Gaúcha é o sétimo jornal brasileiro a adotar o 'paywall' (em inglês, muro de pagamento poroso). O leitor-internauta pode ler até 20 textos por mês. A partir do 21º texto em diante, o conteúdo é restrito aos assinantes do jornal. O preço da assinatura digital do Pioneiro (fora a versão em papel) custa R$ 14,90 por mês, sendo que o conteúdo é de graça por 30 dias. Segundo o site do jornal, o modelo 'paywall' (implantado desde junho de 2012) aponta um caminho aos veículos que desejam continuar investindo em jornalismo de qualidade, como Folha de S. Paulo e Zero Hora, mas enfrentam os dilemas de um mundo digital em que nem sempre a receita de anúncio publicitário cobre os custos de produção.
Fonte: PIONEIRO.com

Aconteceu no dia 16, a quinta Caminhada pela Paz, em Caaporã. O tema desse ano foi o mesmo da Campanha da Fraternidade desse ano, sobre o Tráfico Humano. Foram duas horas de fé e emoção. Não choveu na hora da do evento e se o céu com poucas nuvens ajudou muito, a lua cheia iluminada foi maior ainda. E digo aqui que a Caminhada pela Paz desse ano foi um baita surpreendente, emocionante e sensacional! E assim como nos anos anteriores, apesar do assunto deste ano, esse evento, que vira tradição na cidade e que cresce a cada ano, também eu pedi para dar PAZ na minha vida, na minha família e no Planeta. Mas também eu encontrei e reencontrei os meus amigos que prestigiaram.

E para terminar os fatos que viraram notícia no mês de março, faltou citar que no dia 29, a cidade de Salvador fez aniversário. A primeira capital do Brasil completou 465 anos e tem (aliás, faz) muita história! Com uma população de 2.902.927 habitantes, segundo dados do IBGE/2014, a 'Capital da Alegria' é a maior cidade da região Nordeste e a terceira maior cidade do Brasil. Salvador tem muitos cartões-postais como o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, o Farol de Itapuã, o Pelourinho e Centro Histórico da cidade, a Lagoa do Abaeté e Dique do Tororó, a Praças Castro Alves e Campo Grande, e muito mais. Sem contar o Carnaval que é tradição na cidade. E olha que já andei muitas vezes a Salvador na minha infância, a maioria eu passei no Centro da Cidade. Até hoje, apesar de que eu nasci na Ilha de Itaparica, que fica bem pertinho da capital baiana, eu tenho orgulho pela cidade de Salvador! É um lugar maravilhoso e #eurecomendo. A saudade é tão grande, mas com muita vontade de voltar a visitar a minha terrinha.

No próximo post, os destaques de abril.

 ►Veja Também 
Os destaques de Fevereiro
Os destaques de Janeiro

*Com informações e apoio de: G1, G1 BA, G1 SP, G1 PA, Associated Press, Reuters, Agência France Presse, BBC, Agência RBS, Estadão Conteúdo, Folha de S. Paulo, Correio24Horas, TV Cabo Branco, Aratu Online, GLOBOESPORTE.com, KTLA.com, Portal Correio, ATRIBUNA.com.br, PIONEIRO.com e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário