quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TDT: Rio Verde (GO) será a primeira cidade a desligar o sinal analógico no Brasil


Neste domingo, 29, a cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, será a primeira do Brasil a receber somente o sinal digital. É o primeiro passo para o desligamento do sinal analógico que vai terminar até o final de 2018. Com uma população de 207 mil habitantes - segundo CENSO do IBGE em 2015, a cidade (que fica há 238 quilômetros de Goiânia - capital) está se preparando para a transição, que começou há quase um ano.

Em Rio Verde, das oito emissoras de televisão, cinco canais pegam o sinal digital. O município só tem uma geradora local de televisão, que é a antiga TV Riviera (atual TV Anhanguera Rio Verde), emissora da Rede Anhanguera que recebe o sinal da Rede Globo. Outras sete são retransmissoras - tanto local (que recebe o sinal de Goiânia) quanto nacional. As emissoras TV Goiânia (RTV local), TV Sucesso (RTV local a partir de Jataí) e TV Rio Verde (que não é geradora e sim retransmissora) vão implantar o sinal digital nos próximos meses.

Caso haja o desligamento do sinal analógico, haverá problemas por lá. A TV Anhanguera Rio Verde foi a única a receber avisos sobre a migração, enquanto as outras emissoras não receberam nenhum aviso onde mostra na tela, informações sobre o fim do sinal analógico. De acordo com o site 'Convergência Digital', apenas os espectadores da Globo na cidade são ocasionalmente bombardeados pelas propagandas que avisam do desligamento analógico. Por outro lado, ao levar campanha, tarjas e demais intervenções sobre a transmissão para as retransmissoras, estaria criado um precedente para futuras exigências das RTVs. E isso as emissoras de televisão querem evitar.

Outro dado preocupante: o IBOPE constatou que 78% dos lares da cidade de Rio Verde continuariam a receber os sinais de TV, caso fossem desligados os canais de TV analógicos. Mas informava também que 70% das residências que utilizam o sinal terrestre, só 49% tinham condições de receber o sinal digital. Para que o desligamento se confirme, é necessário que 93% das casas estejam aptas a receber o sinal de TV digital.

Enquanto isso, a população está se preparando para a transição digital, com ações educativas e promoções. A migração digital movimenta a economia por lá. Em um artigo da Agência Brasil, o representante de uma loja de antenas na cidade, Delmiro Rodrigues, afirma que as vendas de conversores digitais aumentaram nos últimos meses. Ele tem o novo sinal em casa há dois anos, e fala sobre a diferença na qualidade da imagem. O valor de um conversor digital varia de R$ 180 a R$ 220. Segundo o Ministério das Comunicações, pessoas cadastradas no programa Bolsa Família vão receber o aparelho de graça.

Em Rio Verde, o desligamento do sinal analógico será piloto. Se tudo der certo, o 'switch-off' será pra valer em 2016, a partir da capital do país, Brasília, e também em quatro cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro. Aqui em João Pessoa, o desligamento vai ocorrer em 29 de julho de 2018, onde quase todas as cidades brasileiras vão migrar para o sinal digital. Até lá, vou continuar acompanhando sobre a transição digital.
*Com informações do portal TELESINTESE.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário