domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Notícia completa 90 anos neste domingo


Pessoal, este domingo, o jornal A Notícia, de Joinville, norte de Santa Catarina, completa 90 anos. O jornal da maior cidade do estado foi fundado em 24 de fevereiro de 1923, pelo jornalista Aurino Soares. O jornal iniciou como um semanário, circulando aos sábados à tarde. Sua primeira redação foi instalada na rua 3 de Maio, paralela à rua das Palmeiras, a poucos passos do grande Palácio dos Príncipes, mais tarde transformado em Museu Nacional de Imigração e Colonização. A redação abrigava, então, apenas dois funcionários, mais o dono, Aurino Soares, que prometia um "jornal independente", acima das filiações partidárias, que então justificavam o surgimento regular de jornais na pequena colônia.

A impressão das quatro páginas era feita na Tipografia Koch, localizada na rua Conselheiro Mafra, atual Abdon Batista, em oficinas terceirizadas. Face à boa aceitação, apesar de publicado apenas em língua portuguesa, numa comunidade em que mais de 70% das pessoas se comunicavam somente em alemão, logo o jornal passou a ser editado duas vezes por semana, às quartas e sábados e, a partir de 11 de outubro de 1930, foi transformado em diário, ou seja, de terça a domingo, porque o jornal não circulava às segundas-feiras.

De 1923 a 1944, quando veio a falecer, vítima de derrame cerebral, no entardecer do dia 17 de dezembro, Aurino Soares projetou o jornal como um dos mais fortes e respeitados do Sul do Brasil, com ampla circulação e maquinário gráfico de primeira linha, um dos mais modernos do Brasil. Casado, Aurino Soares não deixou sucessor, e assim, o jornal teve a circulação interrompida por 18 meses após o desaparecimento de seu fundador. Aí, o jornal só voltou às bancas no dia 1º de maio de 1946, com novos donos.

Aí, em diante, muita coisa mudou. O jornal teve a circulação colorida, como em 1º de setembro de 1995, projetos gráficos, logomarcas...

Em 21 de maio de 2006, o jornal ganhou a nova logomarca e o novo projeto gráfico, o último na era standard. Em 1º de outubro, do mesmo ano, dia da votação do primeiro turno das eleições de 2006, o editorial na capa anuncia a parceria do jornal com o maior grupo de comunicação do Brasil: o Grupo RBS, que foi comprado em 25 de agosto. Segundo o Wikipedia, a compra virou polêmica na Justiça catarinense, dois anos depois.

No dia 9 de abril de 2008, ano em que o jornal completou 85 anos, o jornal mudou de formato, ou seja, de standard para tabloide, quer dizer, berlinder, que é usado nos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, Diário Catarinense, de Floripa e Correio*, de Salvador. Além do novo projeto gráfico, que achei bonito e o novo portal, o 'AN.com.br'. Em 2010, o jornal ganhou mais uma reformulada. Aliás, veja o vídeo do novo projeto gráfico e formato do jornal A Notícia do canal /Tudocom, do YouTube.



Ao completar 90 anos este ano, o jornal trouxe novidades. Segundo o site do jornal, a primeira, é uma edição especial e comemorativa com quase 300 páginas na edição conjunta de Ano Novo, ou seja, no dia 31 de dezembro do ano passado. O caderno '90 Histórias' pode ver no link aqui. No dia 19 de janeiro, o “AN”, como é chamado popularmente, lançou uma edição conjunta de fim de semana, ou seja, a última circulação da edição dominical foi no dia 13 de janeiro. O 'A Notícia Mais' ganhou também novos cadernos, como a nova revista “+Estilo”, no padrão 'Donna', de Zero Hora, o novo caderno “Negócios & Cia.” e o novo caderno “Tevê + Lazer”. No universo digital, o “AN” lançou um site especial, com conteúdos especiais sobre o aniversário.

E o aplicativo do jornal para smartphones, tablets IOS, da Apple e Android, lançado em novembro do ano passado, passa a ter, desde sexta-feira, 22, uma versão que permite acessar na íntegra o jornal impresso que já está no ar para baixar e experimentar, gratuitamente, até o dia 31 de março, quando é, provavelmente, restrito aos assinantes.

Sim, eu ia esquecendo, desde o atual projeto gráfico, o jornal teve várias criatividades na capa e eu selecionei no meu Twitter, o @lucianosilva96 e no meu Facebook. Gosto muito da criatividade do jornal A Notícia. Sendo assim, desde o fim de 2008, eu leio o jornal, só que pela internet e até hoje, o que eu mais procuro na edição impressa, é o resumo das novelas, no fim de semana. Sem contar da edição online, que eu leio de vez em quando e as vezes compartilho nas redes sociais. Isso é muito bom!

Enfim, dou aqui os parabéns ao jornal 'A Notícia', pelos 90 anos de informação de credibilidade aos joenvillenses. E merecem o #TroféuWilliamBonner e o #ÉDEPLACA de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário